GM quer vender autônomo já em 2019


O futuro é agora. Ao menos, é o que indica a General Motors. No Salão de Detroit, a empresa anunciou a intenção de oferecer um veículo, chamado Cruise AV, totalmente autônomo já em 2019. Derivado do elétrico Chevrolet Bolt, o modelo seria uma opção principalmente para pessoas com deficiência. Para poder vendê-lo, porém, a empresa ainda aguarda autorização do governo dos Estados Unidos. Ela já encaminhou um documento solicitando a regularização do veículo.

Com interior revelado em imagens, o Cruise AV recebe uma série de tecnologias, em relação ao Bolt, para se tornar uma opção viável. A GM afirma que ele dispõe de sensores e radares para circular, como qualquer autônomo. Seu diferencial é não ter qualquer volante ou pedais, o que deixa claro: não há motorista no carro. A empresa afirma que o banco do condutor passa a ser o “assento do passageiro dianteiro esquerdo”.

Interior do Chevrolet Bolt

Além da locomoção por conta própria, o Cruise tem itens que facilitam o acesso ao veículo, tornando-o melhor para pessoas com deficiência. A abertura das portas pode ser feita por gestos e há facilidades também para surdos e cegos.

Presidente da GM, Dan Ammann afirmou que a empresa protocolou um pedido junto ao governo americano para realizar mudanças em algumas leis. Uma delas seria alterar a obrigatoriedade de airbag no volante, uma vez que o Cruise não dispõe do aro para ser guiado. Além disso, não há uma regulamentação federal a respeito dos autônomos ainda. Sete estados por lá acataram algumas das solicitações e autoridade de outros discutem também torná-las realidade.

Chevrolet Bolt

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?