Toyota abre terceiro turno em duas fábricas para viabilizar montagem do Yaris


Devido ao início da montagem do Yaris (leia aqui), que será lançado no Brasil nos próximos meses (leia aqui), a Toyota ampliou a capacidade produtiva das plantas de Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP). Ambas passaram a atuar em três turnos, para atender ao planejamento operacional da marca e fomentar as vendas do hatch por aqui. A japonesa afirma que 1.570 empregos serão gerados com a medida.

A unidade de Sorocaba, que já monta a linha Etios, passará a ser responsável também pelo Yaris. O volume passará dos atuais 108 mil veículos anuais para 160 mil exemplares. Destinando-se ao compacto, serão 52 mil unidades, que devem abastecer não apenas o mercado nacional, mas também os vizinhos sul-americanos. A quantia pode aumentar, a depender da demanda e até da potencial canibalização do Etios.

Já a planta de Porto Feliz é o local de onde saem alguns dos motores utilizados na gama nacional: o 1.3 e o 1.5, ambos utilizados no Etios. A fábrica já havia recebido investimento de R$ 600 milhões (leia aqui) para dobrar o volume fabril e viabilizar a montagem de outros itens, entre eles o propulsor que moverá a próxima geração do Corolla.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?