Honda confirma nova morte causada or airbag da Takata


Honda City 2004, derivado do primeiro Fit

Os airbags da Takata fizeram uma nova vítima fatal. A Honda confirmou que o motorista de uma unidade do City 2004, derivado da primeira linhagem do Fit e indisponível no Brasil, foi morto após ser atingido por fragmentos metálicos lançados pelo insuflador da bolsa de segurança. O óbito é o 23º atribuído ao defeito, que acabou causando a falência da fornecedora japonesa (leia aqui).

De acordo com a Honda, o acidente que tirou a vida do motorista do City 2004 ocorreu na capital da Malásia, Kuala Lumpur, na última quarta-feira (30). A unidade em questão fazia parte de um recall realizado pela montadora em 2015. No entanto, o exemplar jamais atendeu ao chamado e, por isso, continuava com o equipamento defeituoso.

O envolvimento dos veículos da Honda é grande. Das 23 mortes atribuídas aos airbags da Takata até momento, 19 aconteceram com carros da marca. Destes, 13 foram nos Estados Unidos, um na Austrália e cinco na Malásia, já considerando este último óbito. Só nos EUA, a empresa soma 11,4 milhões de unidades já em recall e outras 5,1 milhões a serem reparadas. Não por acaso, a empresa já acertou com o governo a criação de um fundo para atender vítimas e providenciar indenizações, enquanto outras montadoras fizeram um acordo conjunto (leia aqui).

[ Fonte: Reuters ]

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