NEVS finalmente inicia produção do veterano Saab 9-3 elétrico na China


Após fechar as portas em 2009, quando a General Motors pediu concordata, a Saab parece que enfim vai voltar à vida. Mas a marca, em si, não retornará (leia aqui), apenas seu veterano 9-3, agora com propulsão puramente elétrica. O sedã enfim começa a ser produzido pelo consórcio NEVS (sigla para National Electric Vehicle Sweden) na China, após quase 10 anos do previsto inicialmente.

A produção do 9-3 foi viabilizada após a chegada do Grupo Evergrande, uma empresa estatal que controla projetos ligados à geração de energia (leia aqui). Com seu capital, a fábrica de Tianjin enfim começa a fabricar unidades, tendo previsão de montar anualmente 50 mil veículos. Por ora, os detalhes sobre o sedã elétrico não foram revelados, mas ele será comercializado sob a marca NEVS, como aparece na grade do veículo. A licença pelo uso do nome “Saab” tem enfrentado problemas desde a compra da massa falida, em 2012. Na ocasião, a GM dificultou a negociação por temer que empresas chinesas acessassem suas tecnologias.

Mantenedora do time de futebol Guangzhou Evergrande, a estatal, que administra hidrelétricas e outras estruturas similares, tem investido forte no setor de elétricos. Além da NEVS, ela adquiriu recentemente a fabricante de motores britânica Protean Electric, a produtora de componentes holandesa E-Traction e a fornecedora de baterias chinesa Cenat New Energy, sediada em Xangai. Em junho, a empresa assinou acordos com governos regionais para viabilizar a produção de veículos, baterias e propulsores elétricos nas cidades de Shenyang e Guangzhou.

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