Um ano depois de receber nova motorização para manter sua autorização de vendas na Europa (leia aqui), o Lada Niva acabará se despedindo do Velho Continente pelo mesmo motivo. Com um propulsor incapaz de alcançar os níveis de emissões estipulados na região, o veterano enfim deixará de ser vendido por lá. Oferecido até o momento como “4×4”, seu batismo de alguns anos pra cá, ele sai de linha sem deixar substituto.
O motivo para o fim do Niva está escondido sob o capô. Seu 1.7 aspirado a gasolina de 84 cv é praticamente o mesmo motor oferecido na Europa há 40 anos, tendo passado por mudanças pontuais ao longo desse período. Para se ter uma ideia de seu “potencial”, ele emite 226 gramas de CO2 por quilômetro rodado, ante os 108 g/km de um Peugeot 3008 movido pelo 1.5 a diesel de 131 cv. Com esses números, ele não se adequa às normas do Plano Euro 6d.
Apesar do adeus na União Europeia, o Lada 4×4 segue em produção na Rússia.