Renovado, Volkswagen Golf R chega como mais potente da história do hatch


Aguardada desde a apresentação da oitava geração do Golf (leia aqui), a versão R enfim é oficializada pela Volkswagen. A apresentação do hatch confirma o que vazamentos já indicavam (leia aqui): trata-se da variação mais potente da história do modelo. Com 320 cv e desempenho digno de superesportivos de poucos anos atrás, ele começa a ser vendido lá fora nas próximas semanas. Por aqui, sua comercialização está descartada.

O principal destaque do Golf R, claro, está na mecânica. Ele segue a tradição de gerações anteriores, mantendo o sistema de tração integral 4Motion. O motor é o 2.0 Turbo a gasolina de 320 cv e 42,8 kgfm, uma evolução do utilizado pela geração passada (leia aqui), aliado ao câmbio de dupla embreagem (DSG) e sete marchas. Segundo a VW, o hatch vai de zero a 100 km/h em 4,7 segundos, com máxima limitada a 250 km/h. Com o pacote opcional R-Performance, a velocidade final sobe a 270 km/h.

A condução pode ser alterada em quatro modos: Comfort, Sport, Race e Individual. O terceiro deixa o ronco do escape Akaprovic (opcional) mais encorpado e os amortecedores de rigidez variável (DCC) mais firmes, acelerando também as trocas de marcha e aumentando a atuação do diferencial traseiro. O Golf R conta ainda com sistema de vetorização de torque, auxiliando a contornar curvas em alta velocidade. No pacote R-Performance, o equipamento permite desgarrar os pneus no modo adicional Drift. Agrega-se ainda a opção Special, que configura o hatch para o traçado de Nürburgring-Nordschleife, caracteristicamente mais sinuoso e com piso irregular.

Visualmente, o R segue a cartilha relativamente discreta de mudanças da escola alemã. Ele tem para-choques exclusivos, com tomada de ar frontal maior e grade com filete iluminado por LED. Nas laterais, há retrovisores em aço escovado e rodas exclusivas de 18 (Bergamo ou Jerez) ou 19 polegadas (Estoril e Adelaide). Atrás, há um novo difusor em preto brilhante, com dois pares de saídas de escape, além de um spoiler superior mais generoso (opcional do kit R-Dynamic). A carroceria pode ser pintada nas cores azul Lapiz, branca Pure ou preta Deep Pearl Effect.

O interior também é relativamente contido. Os bancos são esportivos, com apoios de cabeça integrados e podem mesclar couro, tecido e até componentes que imitam fibra de carbono. O interior traz detalhes azulados, como o acabamento da porta e as costuras do volante, além de teto e colunas pretos e pedaleira em aço inox.

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