Subaru BRZ chega à segunda geração


Aclamado pelos puristas, o Subaru BRZ acaba de ter sua segunda geração oficializada, algo que já se esperava pelos recentes flagras e por confirmação da própria marca japonesa (leia aqui e aqui). Desenvolvido em parceria com a Toyota, que em breve lançará sua leitura com a renovação do GT86, o cupê mantém as formas compactas, não revoluciona no estilo e segue movido por um propulsor naturalmente aspirado. Ele começa a ser feito no Japão nas próximas semanas, mas não tem vinda prevista para o Brasil.

Como dito acima, o novo BRZ não traz uma revolução em design. Todavia, suas linhas atualizadas são uma boa novidade para a Subaru. A dianteira adota faróis menos horizontais, em estilo gota, com capô curvo e tomada de ar com bordas “lapidadas”. As laterais são limpas, apenas com ressaltos juntos às caixas de roda para conferir musculatura à carroceria. Atrás, saem os elementos irregulares de antes em favor de um lanternas que se fundem em um friso central preto. A porção posterior exibe spoiler integrado à tampa do porta-malas, um enorme aplique escuro integrando o difusor e duas generosas saídas de escape individuais.

No interior, há uma mudança de estilo clara, mas as proporções são as mesmas da primeira linhagem. O novo BRZ tem quadro de instrumentos digital, uma tela generosa para a central multimídia, saídas de ar centrais retangulares e botão de partida mais próximo do volante. Os demais elementos são também novos, mas lembram bastante os antigos, como os difusores laterais circulares, a alavanca de câmbio diminuta, os comandos tipo aviação no console e as posições da alavanca do freio de mão e dos botões dos vidros elétricos.

Construído sobre uma nova plataforma, o BRZ mudou ligeiramente suas medidas. Ele tem agora 4,265 metros de comprimento (+3,0 centímetros), 1,775 m de largura (sem mudança), 1,311 m de altura (-1,0 cm) e 2,575 m de entre-eixos (+0,5 cm). O ponto alto é que ele pesa um pouco mais, 1.315 kg, mas teve a rigidez torcional aumentada em 50%. Segundo a Subaru, seu cupê é o esportivo 2+2 mais leve à venda nos Estados Unidos.

Para movê-lo, a Subaru escalou o 2.4 de quatro cilindros contrapostos (flat-four), com aspiração natural, capaz de entregar 231 cv (228 hp/170 kW) e 25,4 kgfm de torque, 15% a mais que o antecessor. Ele pode ser combinado a transmissões manual ou automática, sempre com seis marchas. Esta última possui modo esportivo, que aumenta a velocidade das trocas em retomadas. De série, há um diferencial com deslizamento limitado, evitando perda de tração. As rodas têm 17 polegadas, com opção de aros 18″. Infelizmente, não há ainda dados de desempenho.

O lançamento do renovado BRZ nos EUA acontece no segundo trimestre de 2021. O Brasil, infelizmente, segue fora do radar do pequeno cupê.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?