Toyota pode descontinuar sedã Crown no Japão quase sete décadas


Toyota Crown foi renovado em 2018

A Toyota pode dar fim a um de seus mais longevos e simbólicos modelos. Segundo o jornal japonês Chunichi Shimbun, a marca vai descontinuar o sedã Crown em 2021, após 66 anos de mercado e 15 gerações. Apesar de a empresa não confirmar a medida, a publicação afirma que as baixas vendas são o grande motivo da decisão. Na terra do sol nascente, crossovers e SUVs também têm conquistado maior demanda, tornando pouco ou nada rentáveis os sedãs premium.

“Nascido” em 1955, o Crown surgiu como mais uma alternativa de transporte pessoal aos japoneses após a Segunda Guerra Mundial, tendo boa aceitação também entre taxistas. De lá pra cá, foram 15 gerações. A partir de 2005, começou a usar a arquitetura do Lexus GS, Este, porém, já teve seu fim confirmado pela marca premium.

Toyota Crown

Sinônimo do avanço tecnológico e de acabamento da Toyota no Japão, o Crown experimenta um período ruim de vendas. Em 2018, quando chegou à 15ª linhagem, o modelo vendeu cerca de 50 mil unidades. No ano passado, o volume caiu para 36 mil. Já entre janeiro e dezembro de 2020, também impactado pelos efeitos da pandemia, o sedã somou cerca de 18 mil emplacamentos. Segundo o jornal, a marca pode dar fim ao modelo, mas resgatar seu batismo em um SUV futuro, tomando por base o Highlander (leia aqui).

A descontinuação do Crown, se confirmada, marca o fim de mais um nome forte e longevo que se perde no Japão.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s