Nissan oficializa nova geração do Z


Nissan Z Performance

Depois de muitas voltas, a Nissan enfim oficializou a nova geração do esportivo Z, que não terá numerais em seu nome – rumor que já vinha ganhando força nos bastidores. Como indicavam os flagras (leia aqui), o cupê mantém a receita do teto com queda suave à traseira, mas ganha ar retrô, com forte inspiração no pioneiro 240Z. Também seguindo as especulações, o modelo tem 405 cv, colocando-o como o mais potente da história da linhagem. Infelizmente, porém, não há sinal de que ele vá ser vendido oficialmente no Brasil.

Nissan Z Performance

Esteticamente, o Z não surpreende em relação ao conceito Z Proto, apresentado há quase um ano (leia aqui). A dianteira é mais horizontal que a do 370Z, com a ponta praticamente em cunha. A grade retangular já era prevista para fazer alusão ao passado, como ocorre com os faróis diurnas elípticos. As laterais são bem parecidas com as do antecessor, por um motivo simples: eles usam a “mesma” plataforma. Atrás, o novo esportivo adota lanternas horizontais que remetem não apenas ao 240Z, mas também ao 300ZX, apresentado lá fora em 1989.

O interior também remete ao antecessor pelas proporções. No entanto, o visual é completamente diferente, destacando-se a tela de oito polegadas (9″ em opção) da central multimídia. O acabamento em dois tons é opcional. Já o quadro de instrumentos, com visor de 12,3″, tem três diferentes modos de exibição dos dados de condução.

Nissan Z Proto Spec

Como indicavam os rumores, o Z é movido pelo 3.0 V6 Biturbo do Infiniti Q60 Red Sport, capaz de entregar 405 cv (400 hp) e 48,4 kgfm de torque. A energia é enviada às rodas traseiras mediante dois tipos de transmissão: manual, de seis marchas; ou automática, com nove relações. A marca não divulga números de desempenho, citando apenas que o Z é 15% mais rápido que o 370Z. Fazendo a conta, o novo cupê aceleraria de zero a 96 km/h em 4,2 segundos.

Nissan Z Proto Spec

Apesar de manter a plataforma, o Z é descrito como um modelo mais avançado que seu antecessor. A Nissan garante ter ampliando a rigidez da carroceria e atualizado a suspensão, agora com duplo A na dianteira e uma mudança no multi-link traseiro, embora não haja detalhes sobre a alteração. As rodas podem ser de 18 ou 19 polegadas, a depender da versão. A Sport é a opção de acesso, enquanto a Performance agrega pneus dianteiros mais largos, diferencial autoblocante, aerofólio traseiro e controle de largada para o câmbio manual.

Para celebrar a novidade, a Nissan promete uma série de lançamento chamada Proto Spec, vista no modelo amarelo das fotos. Destinada aos EUA, ela inclui rodas pintadas em bronze, pinças de freio amarelas e assentos em couro com acabamento com detalhes também em amarelo. Serão feitas apenas 240 unidades, em alusão ao Z original.

Nissan Z Proto Spec

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s