A terceira geração do GLC – considerando-se também o GLK – está bem perto de ser oficializada. A Mercedes-Benz confirmou que o SUV completamente atualizado será apresentado no final de 2022. Para gerar burburinho até lá, agora ela revela algumas informações da terceira linhagem, bem como imagens da carroceria com disfarces. O Brasil vai receber a novidade em 2023.
Pelas fotos, nota-se que o GLC terá a dianteira inspirada no maior GLE (leia aqui), com faróis menores e grade com bordas “invertidas” em relação à geração atual. As laterais do novo modelo lembram as do antecessor, enquanto a traseira seguirá com lanternas horizontais, porém agora mais finas. Não há imagens internas, mas o SUV deve se inspirar no sedã Classe C, obedecendo à “escalada” da Mercedes. O que a empresa garante são o sistema multimídia com tela de 11,9 polegadas e inteligência artificial, o quadro de instrumentos com visor de 12,3″ e o volante com comandos sensíveis ao toque.
Na mecânica, o rival de Audi Q5 e BMW X3 terá somente opções eletrificadas. Por ora, estão confirmados o 2.0 de 258 cv a gasolina e o 2.0 de 265 cv a diesel, sempre acompanhados da caixa automática de nove marchas e do sistema híbrido leve (MHEV) com 23 cv de uma máquina elétrica auxiliar. O conjunto tem rede de 48 volts, podendo atuar sobre outros componentes.
Futuramente, o GLC contará também com sistemas híbridos recarregáveis (PHEV), tomando por base os mesmos motores 2.0 a combustão citados acima. Eles serão acompanhados de um propulsor elétrico de 136 cv, que pode percorrer “mais de 100 km” sem gastar combustível fóssil. A expectativa é que o equipamento seja parecido com o adotado pelo Classe C, que tem bateria de 25,4 kWh.