Volvo terá terceira fábrica na Europa, dedicada somente a elétricos


Dentre as grandes montadoras, a Volvo talvez seja a que mais avança rumo à eletrificação total de sua gama. Não por acaso, a empresa anuncia agora a construção de uma fábrica, a terceira localizada na Europa, que será dedicada especialmente à produção de veículos puramente elétricos. A planta será erguida na Eslováquia, nas proximidades de Košice, segunda maior cidade do país e a mais importante na região Leste do território.

De acordo com a montadora sueca, o novo complexo será “neutra em termos climáticos”, algo importante em seu objetivo de ser uma marca “zero carbono” até 2040. Uma década antes, a empresa almeja ter uma linha constituída apenas por veículos elétricos. Por isso, além da fábrica de automóveis, estuda-se a construção de uma planta de baterias na Eslováquia. Esta segunda unidade ainda não está confirmada, contudo.

Por ora, estima-se um aporte de € 1,2 bilhão (R$ 6,63 bilhões na cotação de hoje), sendo 20% deste montante financiado pelo governo eslovaco. As obras começa em 2023, enquanto a instalação do ferramental está prevista para ser iniciada no ano seguinte. A produção em si só deve começar em 2026 e pode chegar a 250 mil unidades anuais em sua capacidade máxima.

A unidade da Volvo na Eslováquia será a primeira a ser construída em quase seis décadas. A planta de Torslanda, nos arredores da sueca Gotemburgo, foi erguida em 1964, enquanto o complexo de Ghent, na Bélgica, começou a operar no ano seguinte. Somadas, elas podem produzir até 600 mil veículos por ano.

Com a instalação da Volvo, a Eslováquia atrai a quinta montadora global a seu território. O Grupo Volkswagen produz na capital Bratislava os Audi Q7 e Q8, o Porsche Cayenne, os VW Touareg e Up e o Skoda Karoq, enquanto a Stellantis monta em Trnava os compactos Citroën C3 e Peugeot 208. Em Nitra, a Land Rover fabrica Defender e Discovery. Já a Kia usa a planta de Zilina para fazer o SUV Sportage e o hatch Ceed e seus derivados XCeed, Proceed e Ceed Sportswagon.

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