O Latin NCAP submeteu o reestilizado Hyundai HB20 (leia aqui) a novos testes de segurança, para avaliar a evolução do hatch em relação ao modelo original, que zerou a nota nas avaliações de 2020 (leia aqui). Desta vez, o compacto obteve um desempenho bem melhor, conquistando três estrelas na classificação final. Um dos motivos para o rendimento superior é a oferta de airbags do tipo cortina de série em toda a região, haja vista que a entidade sempre avalia a variação menos equipada comercializada na América Latina.
Neste novo ensaio, o HB20 obteve 68,30% dos pontos possíveis na proteção de adultos, 74,85% na infantil e 34,32% na de pedestres, além de conquistar 65,12% pela oferta de assistentes de condução. Em 2020, os percentuais haviam sido 19%, 10%, 43% e 14%, respectivamente. Apesar da melhora nas notas, o Latin NCAP apontou que o Hyundai possui “estrutura instável, proteção fraca para o peito do motorista em impacto frontal e desempenho ruim na proteção para pedestres”. A entidade indicou ainda que a proteção cervical em colisões traseiras, quando se cria o “efeito chicote”, também é “fraca”.