Depois do sedã Vision Neue Klasse, apresentado em 2023 (leia aqui), a BMW revela agora o Vision Neue Klasse X, outro conceito que antecipa as formas de seus futuros modelos. Dentre as diferenças para o três-volumes, o SUV traz uma grade duplo-rim de medidas comedidas, lembrando os clássicos modelos da marca bávara. Ele ganhará uma variação de produção puramente elétrica em 2025 e deve aposentar o iX3. Posteriormente, será o inspirador para a chegada de outros crossovers da montadora.
Visualmente, o Neue Klasse X tem alguns elementos em comum com o irmão sedã, como os filetes diagonais formando as luzes diurnas (DRL), a falsa grade alongada (embora o SUV tenha o duplo-rim que falta no três-volumes), a linha inferior dos vidros mais baixa e as lanternas horizontais esticadas. Contudo, ele possui elementos próprios, como vincos mais marcantes, capô menos envolvente e caixas de roda retilíneas. A bem da verdade, o SUV aparenta estar bem mais próximo das linhas de produção – e de veículos já fabricados pela BMW – do que o Vision Neue Klasse.
O interior da dupla é parecido, mas novamente o habitáculo do Vision Neue Klasse X se mostra mais perto de chegar às ruas. Além da tela estilizada com bordas diagonais – já vistas no sedã -, seus mostradores na base do para-brisa aparentam estar mais próximos da viabilidade fabril. O volante tem contornos realistas – embora seja outra peça prestes a mudar antes de ir às lojas -, o console é mais elaborado e os bancos são melhor estruturados. Todavia, muita coisa deve mudar até que o lançamento comercial aconteça de fato.
A BMW pouco detalha a mecânica do conceito. Sabe-se apenas que ele terá a sexta geração do sistema de propulsão eDrive, com ganhos de 30% em autonomia e em velocidade de recarga. Com tensão de 800 volts, sua arquitetura permite, segundo a marca, repor em 10 minutos a energia necessária para percorrer cerca de 300 km.
Por ora, é o que se tem do Vision Neue Klasse X, além da confirmação de que ele será produzido na fábrica húngara de Debrecen a partir de 2025.