Apesar das fortes especulações, o Nissan Qashqai jamais foi comercializado no Brasil. Lançado na Europa em 2021 (leia aqui), a terceira geração do SUV ganha agora uma reforma de meia vida, adotando um estilo ainda mais arrojado, que será um dos com mais personalidade dentro da gama futura da marca (leia aqui). Por ora, o modelo continuará indisponível no mercado tupiniquim, mas já pode ser encomendado no Velho Continente.
No visual, as alterações mais impactantes se concentram na dianteira. Ali, a Nissan reformulou os faróis, agora separando-os e deixando a parte inferior mais integrada à grade, lembrando um pouco o que fez a Hyundai com o Tucson (leia aqui). A tomada de ar abandona de vez a barra cromada V-Motion e indica o caminho que algumas das criações da marca seguirão – embora pelo teaser dos próximos lançamentos seja difícil apostar que algum outro modelo mantenha esta linguagem. As laterais são praticamente as mesmas, enquanto a traseira incorporou novos para-choque e lanternas.
O interior também tem novidades, a começar pela oferta de iluminação ambiente e a chegada de uma nova alavanca de câmbio. O destaque vai para o redesenho da parte superior do painel, que ganha design revisto e nova moldura para a tela do sistema multimídia, flutuante e mais larga. Mudam também os difusores de ar centrais e os revestimentos, com maior presença de alcântara, embora o couro permaneça disponível. Os modelos mais caros contam com rodas de 20 polegadas, diferentes assistentes de condução e uma espécie de “capô transparente”, que permite ver a posição das rodas dianteiras como se estivesse observando o veículo de cima.
Por não mencionar os motores, a Nissan nos permite entender que eles não mudam. O Qashqai tem duas opções híbridas leves (MHEV), sempre com o 1.3 Turbo a gasolina se unindo a um pequeno propulsor elétrico. A de 140 cv tem tração dianteira e câmbio manual de seis marchas, enquanto a de 158 cv conta com transmissão Xtronic, do tipo continuamente variável (CVT), e sistema integral. Por fim, há o híbrido tradicional (HEV), chamado e-Power, que usa o 1.5 Turbo para gerar energia às baterias que alimentam o propulsor elétrico de 190 cv.