Jeep confirma chegada de novas gerações de Compass e Renegade até 2027


Em convenção anual dos acionistas, a Stellantis revelou informações sobre seus planos para o futuro, em especial na América do Norte e relacionados à Jeep. No evento, o CEO da marca, Antonio Filosa, afirmou que a empresa pretende ampliar sua cobertura no mercado norte-americano, abrangendo cerca de 85% do segmento de SUVs (em 2023, no entender da montadora, a presença estava em 45%). Para tanto, a companhia aposta em uma renovação de portfólio, com a chegada de um inédito utilitário e também das novas gerações de Compass e Renegade. Estes últimos serão oficializados até 2027.

No caso do Renegade, Filosa confirma planos de apresentar uma nova geração para o SUV lançado em 2015 lá fora (leia aqui). Ele destaca que um dos objetivos é consolidar a Jeep no ramo de compactos, incluindo nos EUA, onde ele já não é mais vendido por baixas vendas – especialmente pelo porte. Para tanto, ele terá uma variação puramente elétrica, com a promessa de ser vendida a menos de US$ 25.000 (R$ 134.000, na cotação de hoje).

https://cdn.motor1.com/images/mgl/qk6moq/s1/jeep---planos-ate-2027.jpg

Apesar de o executivo não ter passado mais detalhes, rumores apontam que o próximo Renegade usará a arquitetura modular STLA Small, destinada a toda gama compacta da Stellantis no futuro. Desta forma, o modelo poderá ter não apenas variação puramente elétrica, mas também com sistemas híbridos. Outra especulação forte diz respeito ao porte: o SUV deve ganhar corpo, para também se distanciar do irmão menor Avenger (leia aqui).

COMPASS TAMBÉM SE RENOVA

Na esteira da atualização do Renegade, o Compass, renovado pela última vez em 2016 (leia aqui), também tem uma nova geração no forno. O modelo aparece explicitamente no organograma divulgado por Filosa, que indicou o lançamento do novo SUV para 2027. Ele também terá diferentes opções de propulsão, entre elas elétrica e híbrida, esta última especulada para chegar ao Brasil. Sua plataforma passa a ser a STLA Medium, estreada pelo Peugeot 3008, o que permitirá à Jeep aumentar suas medidas, tendo como foco também se distanciar do Renegade.

https://cdn.motor1.com/images/mgl/NGe41M/s1/jeep---planos-ate-2027.jpg

Por fim, há um “Mainstream UV” apresentado no gráfico de Filosa. Trata-se de um SUV inédito (nos Estados Unidos) que terá o objetivo de atrair um público maior. Acredita-se que ele seja o substituto do Commander brasileiro, dispondo de espaço para até sete passageiros e porte superior ao do Compass.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?