A BMW apresentou a quarta geração do X3, sete anos depois do lançamento da terceira linhagem (leia aqui). O novo modelo usa a plataforma CLAR, a mesma do antecessor, mas traz mudanças significativas em termos de design e interior, além de se adequar ao mais recente padrão de nomenclaturas da marca alemã. Ele terá pouco a ver com o elétrico iX3, que terá projeto separado, como adiantado pelo conceito Vision Neue Klasse X (leia aqui).
Visualmente, o renovado X3 se diferencia do antecessor por adotar linhas mais limpas, especialmente nas laterais, e dianteira bem definida, com capô e “bico” retos. Os faróis amendoados lembram o X1 (leia aqui), embora com disposição interna bem diferente, e a grade adota um inédito padrão de grelha, com filetes verticais e diagonais. Atrás, as lanternas com elementos em forma de flecha fazem a ponte com o maior X5 (leia aqui). Destacam-se ainda as maçanetas embutidas e, de momento, a ausência de apliques plásticos na base de portas e para-lamas.
O interior muda por completo: dê adeus aos difusores de ar tradicionais da BMW, que já fazem parte da história, e diga olá ao minimalismo. No painel, superfícies limpas e uma única peça para integrar quadro de instrumentos (tela de 10,25 polegadas) e multimídia (visor de 14,9″). Nas portas, comando touch para travar o veículo e operar o ar condicionado, além de botão oculto para abrir a porta. Por fim, revestimento em tecido ecológico, o mínimo de comandos físicos possível e, novamente, acionamento touch no volante.
Nesta geração, o X3 mede 4,755 metros de comprimento, 1,920 m de largura, 1,660 m de altura, 2,865 m de entre-eixos e 570 litros de porta-malas (460 na variação híbrida). A linhagem passada possuía respectivos 4,708 m, 1,891 m, 1,676 m, 2,864 m e 550 l. A distância ao solo subiu: de 20,4 centímetros para 21,6 cm.
Na Europa, toda a gama do X3 terá algum tipo de eletrificação. A versão 20d xDrive tem um 2.0 Turbodiesel de 197 cv e forma um sistema híbrido leve (MHEV) com um propulsor elétrico de 11 cv, que tem a missão de gerar corrente elétrica. A 20 Drive (seguindo o novo padrão de batismos da BMW) conta com o 2.0 Turbo a gasolina de 190 cv e um motor elétrico de 18 cv que ajuda a impulsionar o SUV. Neste caso, são entregues 208 cv totais pelo MHEV.
Na sequência, aparece o híbrido plug-in (PHEV) da versão 30e xDrive, unindo o 2.0 Turbo a gasolina de 190 cv ao propulsor elétrico de 184 cv. Combinados, eles entregam 299 cv. Por fim, há o M50 xDrive, com o 3.0 de seis cilindros e 381 cv. Seu MHEV rende 399 cv totais. Nos EUA, há ainda o 30 xDrive, também com um MHEV formado pelo 2.0 a gasolina, mas aqui apto a disponibilizar até 258 cv.