O sucesso em um segmento atrai rivais. Para ficar nas criações mais recentes, temos como exemplos o Mercedes-Benz CLS, que inaugurou a categoria dos “sedãs cupês”, e o BMW X6, responsável por dar vida aos “SUVs cupês” – ou SAVs, como prefere a marca bávara. O elétrico Tesla Model S, de alta eficiência e acabamento de luxo, também fez surgir uma nova área, estando agora na mira de outras corporações. Quem já confirma sua entrada no ramo é a Volkswagen. A empresa revelou que a nova geração do Phaeton vai apontar para o três-volumes californiano, seguindo sua receita de sucesso.
A notícia positiva em termos ecológicos vem em um momento turbulento para a Volkswagen, com a eclosão do Dieselgate, caso dos motores a diesel fraudulentos usados pelo conglomerado alemão. Ela mostra também que a montadora avançou nos estudos de carros elétricos, principalmente após o conceito C Coupé GTE. A VW afirma que o futuro Phaeton chega em 2020, com autonomia próxima dos 500 km. A plataforma compartilha componentes com o Audi Q6, futuro crossover, e um sedã de mesma proposta criado pela Porsche.
Além do futuro rival do Tesla Model S, a VW promete criar um kit chamado MEB. O pacote de mudanças torna elétrico ou híbrido qualquer produto da empresa que use a plataforma modular compacta MQB.