Designer Walter de Silva deixa o Grupo VW


O Grupo Volkswagen anunciou a saída do projetistas Walter de Silva. Ao final de novembro, o italiano deixa a companhia alemã, onde ocupa o cargo de diretor de design e supervisiona as criações de todo o conglomerado. Ele também deixa a direção do Italdesign Giugiaro, estúdio comprado recentemente pela Audi. A saída se deve à aposentadoria de De Silva, que completa 65 anos em fevereiro do ano que vem.

De Silva começou no ramo de design no Centro Stile de Fiat, em 1972, aos 21 anos. Cinco anos depois, passou ao estúdio I.DE.A, também na Itália. Em 1986, voltaria à gigante de Turim, mas para atuar na direção de estilo da Alfa Romeo. Lá criou modelos como os emblemáticos sedãs 156 (1997) e 166 (1998) e o hatch 147, lançado em 2000. Um ano antes, ele assumiria a criação na Seat, após convite de Ferdinand Piëch. Não por acaso, alguns modelos ganharam uma cara bem próxima dos Alfa, como o Ibiza lembrando o 147. Na marca espanhola, De Silva deu vida a modelos como Córdoba (2002), Altea (2004), León (2005) e o citado Ibiza (2002).

Ainda dentro do Grupo Volkswagen, o italiano passou a supervisionar os desenhos da Audi (2002) e da Lamborghini, sem perder o cargo na Seat. Na alemã, auxiliou na criação da segunda geração do A3 e também de A4, Q7 e TT. Em 2007, foi promovido à supervisão global da marca, responsabilizando-se pelo design também de Skoda e Bugatti. Ele era crítico ferrenho da escola defendida por seu antecessor, Murat Günak, considerando “carregados” modelos como Scirocco, Passat CC e o Golf de quinta geração.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?