Audi e Volkswagen adotam nova nomenclatura para motores


A Audi e a Volkswagen terão um novo padrão de designações para seus motores. A dupla já está incorporando a novidade na Ásia: primeiro no Oriente Médio, no caso da premium, e mais recentemente na China, onde a montadora do carro do povo estreia o sistema. Oficialmente, apenas a marca das quatro argolas confirma a expansão das nomenclaturas para outras regiões ao longo do tempo.

No caso da Audi, a estreia foi feita com o A3 Sedan, recém-chegado à China. Agora os motores serão identificados por dois dígitos, diferenciando-se os valores pela potência. A marca não revela o cálculo, dizendo “ser complexo”, mas afirma que a taxa de aceleração é o parâmetro que mais influencia no valor final. Como exemplo, o 2.0 TDI passa a se chamar 35 TDI, enquanto o 1.8 TFSI assume o batismo 40 TFSI. A mudança melhora a identificação de propulsores de mesmo deslocamento, como no A4: o 2.0 TFSI de 178 cv fica 35 TFSI, enquanto o de 208 cv se chama 40 TFSI. Estranhamente, porém, a empresa não segue rivais como BMW ou Mercedes, sem um padrão para cada propulsor: no A4, o 40 TFSI é um 2.0, enquanto no A3 é um 1.8. Ao menos é o que se dá a entender neste momento.

Para a Volkswagen, o padrão é ligeiramente diferente. A empresa alemã também usa um cálculo específico e representa os motores com três dígitos, em vez de dois. O novo sistema estreia com a reestilização do Passat chinês, trocando o “2.0 TSI” pelo “380 TSI”. No caso do 1.4 TSI, a identificação passa a ser “280 TSI”.

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