FCA oficializa venda da Magnetti Marelli à japonesa Calsonic Kansei


Como apontavam as especulações (leia aqui), a FCA Fiat Chrysler concretizou a venda da Magneti Marelli, sua divisão de autopeças. A compradora foi a japonesa Calsonic Kansei, controlada pelo grupo de investimentos americano KKR. O negócio envolve € 6,2 bilhões (R$ 26,24 bilhões) e cria a sétima maior fornecedora de componentes automotivos do mundo. Ele também é o primeiro comandando pelo novo CEO da gigante ítalo-americana Mike Manley, que substituiu o falecido Sergio Marchionne.

A negociação resultará na formação da Magneti Marelli CK Holdings, cuja receita anual combinada é de estimados € 15,2 bilhões (R$ 64,33 bi). A companhia promete trabalhar, já no início, para ampliar as sinergias e otimizar processos, a fim de reduzir os custos e tornar as atividades mais lucrativas. A intenção é também ampliar a cartela de clientes, atuando com o fornecimento de peças para carros autônomos e elétricos.

De imediato, o acordo resultou na valorização das ações da FCA. Os papéis subiram 5,2% nas primeiras horas após o anúncio do negócio. Além de reduzir a quantidade de empresas satélite, o acerto trará uma boa quantia aos cofres da montadora. Ela não terá participação na nova companhia, mas o atual CEO da Magneti Marelli passará a compor o conselho da Magnetti Marelli CK.

A aquisição da Magneti Marelli é parte do projeto dos investidores da KKR de operar uma das maiores fornecedoras independentes do ramo automotivo. A Calsonic, por exemplo, fora adquirida em 2016. Até então, ela pertencia à Nissan.

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