A Volkswagen apresentou, na Europa, o T-Cross em sua carroceria definitiva. Primeira aposta da marca entre SUVs compactos, ele será uma das armas globais da marca para alavancar as vendas. O Brasil também o conhece ainda nessa quinta-feira (25), com uma leitura local, diferenciada pela carroceria mais longa. No Velho Continente, ele atuará abaixo do T-Roc, indisponível por aqui.
Justamente por estar abaixo do T-Roc por lá é que o T-Cross europeu é mais curto que o nosso, com seus 4,11 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos. Mas o visual de ambos é praticamente o mesmo. Na dianteira, o crossover tem como destaque os faróis integrados à grade, em solução parecida com a do Jetta (leia aqui). Os conjuntos trazem também as luzes diurnas em LED. No para-choque está a iluminação de neblina, envolta por molduras cromadas.
Nas laterais, o T-Cross adota linhas limpas, mas com vincos marcantes. Para dar um aspecto mais clean, não há vigias nas largas colunas C. Já a traseira tem como destaque as lanternas unidas, uma solução ousada e bastante atípica na Volkswagen. A peça não é iluminada, aparentemente, mas causa boa impressão.
Como se esperava, o habitáculo foi transplantado do Polo. Todavia, o T-Cross tem elementos próprios, como as saídas de ar das extremidades, a peça que envolve a central multimídia e o acabamento da parte superior. Na Europa, o modelo estreia o volante que a marca adotará em suas próximas criações, bem como a alavanca de câmbio. Como esperado, o porta-malas terá espaço entre 385 e 455 litros, configurável com o banco traseiro que pode ser deslizado em 14 centímetros.
Construído sobre a plataforma MQB-A0, a mesma do Polo, o T-Cross tem garantidos quatro motores na Europa. A diesel, há apenas o 1.6 de 95 cv. A linha a gasolina é composta pelo 1.0 TSI, com variações de 95 e 115 cv, e o 1.5 TSI de 150 cv. Nos itens de série, destacam-se auxílios de condução como frenagem de emergência com detector de pedestres, auxílio de manutenção de faixa, aviso de objetos em pontos cegos e assistente de partida em rampa. O controle de velocidade adaptativo e o auxílio de baliza são opcionais.
A Volkswagen confirma que apenas uma fábrica abastecerá toda a Europa: a unidade situada na cidade espanhola de Navarra. Todavia, outras duas plantas também montarão o modelo para mercados específicos. São José dos Pinhais (PR) será responsável por entregar exemplares na América do Sul. O outro complexo fabril destinado a montá-lo está situado na China.