XV Crosstrek estreia sistema híbrido plug-in na Subaru


A Subaru anunciou a chegada de seu primeiro híbrido plug-in da história às ruas. Coube ao XV Crosstrek, a versão aventureira do hatch Impreza, fazer a estreia do sistema, que se combina à tração integral tradicional da marca. Ele chega às lojas dos Estados Unidos até o fim desse ano.

O sistema híbrido usado pelo Crosstrek vem da Toyota, fruto de uma parceria entre as marcas. O motor é Subaru: um 2.0 de cilindros opostos (boxer), com transmissão Lineatronic continuamente variável (CVT), unido a um elétrico. Fala-se em 150 cv de potência, mas não se sabe se é o total do sistema ou se apenas do propulsor a combustão. A tração é também típica da marca da constelação: a caixa multidisco leva a energia dos dois motores às quatro rodas. A empresa fala em 0-96 km/h cumprido em 9,3 segundos, com máxima de 100 km/h em modo puramente elétrico.

Da Toyota, mais precisamente do Prius Prime indisponível no Brasil (leia aqui), veio também o conjunto de baterias. De íons de lítio e com potência de 8,8 kWh, elas garantem autonomia de 27 km utilizando apenas eletricidade, podendo alcançar 770 km em conjunto. Combinando seu uso com o motor a combustão, porém, há uma boa média de consumo, como homologação de 38,1 km/l. A recarga das células leva duas horas em um ponto rápido e cerca de cinco horas em tomadas comuns americanas.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?