A Hyundai oficializou a chegada da segunda geração da família HB20 ao mercado brasileiro, para o qual a gama foi especialmente desenvolvida. A gigante coreana aproveitou para fazer a apresentação de toda a linha, com o hatchback tendo preços que variam de R$ 46.490 a R$ 77.990. O sedã tem cifras indo de R$ 55.390 a R$ 81.290, enquanto o aventureiro HB20X oscila entre R$ 62.990 e R$ 79.950.
Começamos a falar do HB20 pelo que mais chama atenção em um primeiro momento: o visual. Alvo de críticas nas redes sociais – inclusive no @allthecars_br no Instragram -, o desenho do modelo chama atenção pela ousadia. A frente possui grade mais larga e com bordas irregulares, faróis recortados que acompanham os desenhos capô e para-lamas e para-choque mais vincado.
Nas laterais, o modelo mantém a solução atual sem janelas nas colunas C, mas adota um aplique preto unindo os vidros das portas e da tampa do porta-malas, criando a sensação de teto flutuante. No aventureiro HB20X, há caixas de roda com revestimento em plásticos pronunciados e de formato irregular, que se repetem em outras áreas da carroceria. A solução parece um tanto exagerada. Já o sedã dispensa tais elementos, mas adota um teto mais longo, o que encurtou o terceiro volume e o deixou com ares de cupê.
Atrás, o hatch adota lanternas com prolongamento inferior na cobertura do bagageiro. Elas não têm LED e tampouco abrigam as luzes de ré e neblina, que foram deslocadas à parte inferior do para-choque. A mesma solução foi utilizada no HB20S, dotado conjuntos ópticos recortados e tampa do porta-malas com abertura diminuta na parte superior.
Se o exterior é alvo de críticas negativas, ao menos o interior inverte o jogo. As linhas do painel são mais previsíveis, com os difusores de ar baixos abrindo espaço para a tela da central multimídia flutuante, enquanto o quatro de instrumentos mantém somente o conta-giros analógico, com o restante dos dados em formato digital. O layout, aliás, lembra o Onix que está trocando de geração. O HB20 também aparenta ter evoluído no acabamento, com melhores materiais de revestimento, tendo ainda bancos mais confortáveis.
MECÂNICA
Nesta geração, o HB20 manteve a plataforma da primeira linhagem, embora a Hyundai reforce ter aumentado o percentual de aços de alta e ultra alta resistência na composição da arquitetura de 19% para 30%. A marca também afirma que o modelo ficou mais rígido e leve que o atual, sem revelar dados de peso. Para melhorar o espaço interno, o entre-eixos do trio foi alongado em 2 centímetros, chegando a 2,53 metros. O porta-malas do hatch manteve os 300 litros de capacidade, enquanto o do sedã avançou de 450 para 475 l.
Houve também mudanças nas outras medidas. Agora, o HB20 possui 3,94 metros de comprimento (+2 cm), enquanto o sedã conta com 4,46 m (+ 3cm). Ambos têm 1,70 m de largura (+2 cm), mantendo os 1,47 m de altura dos antecessores. No HB20X, são agora 3,97 m (+3 cm) de para-choque a para-choque, com 1,74 m de largura (+3 cm) e 1,54 m (sem alteração) na altura.
A gama de motores, ao contrário do que vinha se especulando, manteve as três opções. O 1.0 12v aspirado de 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm (gasolina/etanol) não mudou, mantendo-se com a missão de mover as versões de acesso de HB20 e HB20S junto do câmbio manual de cinco marchas. No hatch, suas médias urbanas são de 12,8/9,1 km/l (G/E), passando a 14,6/10,1 km/l nas rodoviárias. Com o sedã os números são de respectivos 12,8/9,5 e 14,7/10,6 km/l.
O 1.6 16v, especulado para sair de cena, passa a mover as versões intermediárias da dupla, sendo a única motorização disponível no HB20X. Ele recebe duplo comando variável, sistema de preaquecimento que dispensa o tanquinho e passa a gerar 123/130 cv e 16/16,5 kgfm. O consumo médio varia de acordo com a carroceria e o câmbio, que pode ser manual ou automático, ambos com seis relações. Para exemplificar, seguimos com o do aventureiro: com caixa manual, são 11,8/8,3 km/l na cidade e 13,9/9,6 km/l na estrada; com a transmissão automática, ele faz 11,7/8,1 e 13,3/9,3 km/l (G/E).
A maior mudança está no motor 1.0 turbo, que incorpora a injeção direta e também dispensa o tanquinho. Ele gera 120 cv e 17,5 kgfm (1.500-3.500 rpm) independentemente do combustível utilizado. Além disso, troca a caixa manual pela automática. No hatch, a média em cidade é de 12,2/8,6, mudando para 13,9/10,3 km/l na estrada. No HB20S, os números são de 12,7/8,8 e 15,6/11 km/l, respectivamente.
VERSÕES DO HB20
Apesar da composição familiar, a Hyundai decidiu criar uma gama específica para cada modelo e, por isso, as dividiremos aqui. A opção de acesso do HB20 é a Sense, tabelada em R$ 46.490, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Ela sai de fábrica com direção elétrica, rádio com Bluetooth e USB, volante multifuncional, ar condicionado, computador de bordo, ancoragens Isofix, air bag duplo, rodas de 14 polegadas com calotas, vidros dianteiros e travas elétricos, banco do motorista com regulagem de altura e limpador e desembaçador traseiros.
Acima aparece a Vision 1.0 MT5, por R$ 48.990, que traz os itens da Sense, mas agrega vidros elétricos traseiros e função um-toque para o motorista, alarme e rodas de 15 polegadas com calotas. Em opção, há a central BlueMedia com visor de 8″ e integração Apple CarPlay e Android Auto, que eleva o preço a R$ 50.490. A Evolution (R$ 53.790) é a mais cara com esse conjunto motriz e acrescenta quadro de instrumentos com tela digital, aros de liga leve de 15″, sensor de obstáculos traseiros, controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampas, ar condicionado digital, ajustes de altura e profundidade do volante, vidros um-toque para as quatro portas e comando remoto para abrir e fechar as janelas.
O motor 1.6 é exclusividade da Vision, tendo câmbios manual (R$ 57.990) e automático (R$ 62.790). Além dos itens da Vision 1.0, ele agrega a central com tela de 8″. Ao se optar pela transmissão mais cara, leva-se também controlador e limitador de velocidade e apoio de braço deslizante. A Evolution 1.0 Turbo (R$ 67.190) traz os itens da variação aspirada, mas agrega rodas diamantadas de 15″, o apoio de braço e controlador e limitador de velocidade.
O 1.0 Turbo tem ainda dois outros acabamentos. O Diamond (R$ 73.590) conta com os itens do Evolution, agregando câmera de ré, airbags laterais, chave presencial com partida por botão, volante com revestimento “premium”, desligamento automático do motor (Start&Stop) e faróis com projetor, acendimento automático e luzes diurnas em LED. O Diamond Plus (R$ 77.990) acrescenta alerta de mudança de faixa, sensor de pressão dos pneus, frenagem automática de emergência e bancos com forração “premium”.
VERSÕES DO HB20S
A gama do HB20S é parecida com a do HB20, mas não há a opção Sense. O sedã é oferecido a partir da versão Vision (R$ 55.390), já com a central multimídia e demais itens em comum com o hatch, como direção elétrica, rodas de aço de 15″ com calotas, computador de bordo, ar condicionado, entre outros. A partir daí, todas as variações do HB20S repetem os conteúdos das versões do hatch.
VERSÕES DO HB20X
O caso do aventureiro é mais específico, pois ele é comercializado apenas com motor 1.6. O modelo de entrada é o Vision (R$ 62.990), que garante central multimídia com tela de 8″, rodas de liga leve de 16″, vidros elétricos nas quatro portas com um-toque par ao motorista, alarme, volante multifuncional, direção elétrica e ar condicionado. Ao se optar pelo câmbio automático (R$ 67.890), leva-se também controlador e limitador de velocidade e apoio de braço central.
A Evolution (R$ 69.890), somente com caixa automática, acrescenta controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampas, sensor de obstáculos traseiros, ar condicionado digital, volante com ajustes de altura e profundidade e quadro de instrumentos com visor digital. A Diamond (R$ 75.190) adiciona airbags laterais, partida por botão, câmera de ré, desligamento do motor (Start&Stop), trocas de marcha no volante (paddle shift) e faróis com projetor, acendimento automático e luzes diurnas em LED. A Diamond Plus (R$ 79.590) agrega sensor de pressão dos pneus, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência.
HYUNDAI HB20 2020
Sense 1.0 MT5 – R$ 46.490
Vision 1.0 MT5 – R$ 48.990
Vision 1.0 MT5 (+blueMedia) – R$ 50.490
Evolution 1.0 MT5 – R$ 53.790
Vision 1.6 MT6 – R$ 57.990
Vision 1.6 AT6 – R$ 62.790
Evolution 1.0 Turbo – R$ 67.190
Diamond 1.0 Turbo – R$ 73.590
Diamond Plus 1.0 Turbo – R$ 77.990
HYUNDAI HB20S 2020
Vision 1.0 MT5 – R$ 55.390
Evolution 1.0 MT5 – R$ 58.390
Vision 1.6 MT6 – R$ 62.590
Vision 1.6 AT6 – R$ 67.390
Evolution 1.0 turbo – R$ 71.790
Diamond 1.0 turbo – R$ 76.890
Diamond Plus 1.0 turbo – R$ 81.290
HYUNDAI HB20X 2020
Vision 1.6 MT6 – R$ 62.990
Vision 1.6 AT6 – R$ 67.890
Evolution 1.6 AT6 – R$ 69.890
Diamond 1.6 AT6 – R$ 75.190
Diamond Plus 1.6 AT6 – R$ 79.590