A Nissan anunciou, nessa terça-feira (29), que fornecerá unidades do elétrico Leaf à nova plataforma de compartilhamento de veículos do banco Itaú. Chamado Vec Itaú, o serviço ainda está em fase de testes, sendo disponibilizado somente para funcionários da instituição financeira, mas em breve deve ganhar o mercado “geral”. A operação é similar à da locação de bicicletas, com estações distribuídas por grandes cidades onde os carros poderão ser retirados e devolvidos.
A operação do Vec Itaú acontecerá de maneira totalmente virtual. Por aplicativo, será possível localizar uma estação para retirada ou entrega, reservar um exemplar e ter acesso ao veículo, destravando as portas. O pagamento também será realizado pela plataforma, onde é possível ainda checar a quantidade de energia disponível nas baterias do Leaf.
A tarifa cobrada pelo serviço será variável, considerando o tipo de veículo utilizado – ou seja, futuramente o Leaf não será exclusivo do sistema – e a distância percorrida. O Itaú promete que os valores serão competitivos, como forma de incentivar o uso de carros elétricos e ajudar a popularizá-los.
Inicialmente, o Vec Itaú estará disponível em São Paulo (SP). A expectativa é que ele entre em operação no segundo semestre de 2021.