Apesar de ter encerrado suas operações industriais no Brasil (leia aqui), a Ford não deixará a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A informação foi revelada pelo presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes. Segundo ele, não há qualquer regra que obrigue a marca norte-americana de se desassociar da Anfavea.
À agência AutoData, Moraes afirmou que há interesse mútuo na permanência da gigante do oval azul. Segundo ele, “nada impede [a Ford] de continuar a ser associada da Anfavea, nem por regulamento nem por desejo da associação”. O executivo ressalta que “em vários países as associações [de montadoras] incluem importadoras”, frisando ainda que “a Ford continua sendo associada à Anfavea: historicamente é a primeira montadora do País”.
Em seu site, a Anfavea se apresenta como a entidade que “que reúne as empresas fabricantes de autoveículos, automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus (…) com instalações industriais e produção no Brasil”. Das 25 associadas do quadro atual, apenas a Ford não produz mais operações locais, embora a Mercedes esteja filiada com duas divisões, de caminhões/ônibus e automóveis, e só fabrique pesados no País atualmente.
Curiosamente, o Brasil conta também com a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), que até 2014 reunia somente importadores e se apresentava pelo acrônimo Abeiva. Com o regime Inovar-Auto, algumas marcas passaram a produzir no País, o que fez com que a entidade alterasse seus estatuto e batismo para abrigar também montadoras locais. Nela, permanecem companhias como BMW – única presente também na Anfavea -, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki.
[ Fonte: AutoData ]