Reino Unido aumenta percentual de etanol na gasolina vendida em postos


E10 petrol has been introduced in petrol stations across the UK.[Foto: EuroNews.com]

O Reino Unido passou a adotar a gasolina E10 em seus postos de combustíveis, composta em 10% por etanol. A medida começou a valer agora em setembro, dobrando a quantidade do álcool dentro do mix. De acordo com o governo, a mudança na mistura deve reduzir em 2% as emissões de dióxido de carbono (CO2) da frota circulante a cada ano. Apesar de parecer pouco, seria o mesmo que tirar das ruas o equivalente a 350 mil veículos.

A nova composição da gasolina britânica coloca o país em sintonia com outros grandes mercados automotivos, como Estados Unidos e Austrália, além de Alemanha, França, Bélgica e Finlândia, entre as nações da Europa. Dessa forma, o governo pretende diminuir as emissões dos carros a combustão até que eles estejam totalmente fora de circulação, o que deve levar algum tempo após o fim de sua comercialização, prevista para 2030 (leia aqui). “Embora mais e mais motoristas estejam mudando para a eletricidade, existem medidas que podemos tomar hoje para reduzir as emissões dos milhões de veículos que já circulam em nossas estradas”, disse o secretário de transportes do Reino Unido, Grant Shapps.

Como nós brasileiros bem sabemos – aqui, a gasolina atualmente contém 27,5% de etanol -, o álcool combustível pode ser extraído da cana. No entanto, é possível também produzi-lo a partir de milho, beterraba e trigo. Na Escócia, há estudos sobre a viabilidade de se obter o produto tomando por base algas marinhas.

[ Fonte: EuroNews ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s