Ford Maverick chega por R$ 239.990


Primeira concorrente direta da Fiat Toro, a Ford Maverick acaba de desembarcar no Brasil. Importada do México, a picape chega em um pacote específico para o nosso mercado, tal qual seu irmão Bronco Sport (leia aqui), chamado FX4 Lariat. O modelo estreia nas lojas por R$ 239.990, valor bem próximo ao do que se pede pela Ranger XLS (R$ 243.990), movida pelo 2.2 Turbodiesel.

Apesar do preço próximo, a Maverick busca um público um pouco diferente do atraído pela Ranger. O estilo “quadradão” é similar ao da irmã maior, embora seus contornos tenham um pouco da americana F-150. Porém, as diferenças começam pelas medidas: são 5,072 metros de comprimento, 1,844 m de largura, 1,744 m de altura e 3,076 m de entre-eixos. A Ranger possui respectivos 5,354 m, 1,860 m, 1,821 m e 3,220 m. Já a rival Toro conta com 4,945 m, 1,844 m, 1,733 m e 2,990 m.

Outra diferença em relação às rivais está na motorização. A Toro mais cara é Ultra (R$ 207.990), movida por um 2.0 Turbodiesel de 170 cv, enquanto o 2.2 Turbodiesel da Ranger rende 160 cv. A Maverick desembarca com o 2.5 Turbo a gasolina de 253 cv (5.500 rpm) e 38,7 kgfm (3.000 rpm), sempre com câmbio automático e tração nas quatro rodas. Ou seja: a vocação é mais para o asfalto do que para a lama, ainda que não faça feio em estradas de terra.

Segundo a marca, a Maverick vai de zero a 100 km/h em 7,2 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 175 km/h. A capacidade de carga fica em 617 kg na caçamba de 943 litros, ligeiramente menos que a finada Toro 1.8 Flex, com 650 kg em 820 l. O modelo da Ford pesa 1.744 kg, enquanto a da Fiat tem 1.619 kg.

Toda Maverick vendida no Brasil tem faróis Full LED, sete airbags, chave presencial, acesso por código, partida remota, central multimídia com tela de oito polegadas, alerta de colisão com frenagem autônoma, quadro de instrumentos com visor de 6,5″ e mostradores analógicos, vidro da caçamba elétrico e rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto (225/65). O pacote traz também o sistema FordPass, com acesso remoto a informações do veículo, e o seletor de modos de condução (Normal, Lama/Terra, Escorregadio, Areia e Rebocar/Transporte.). Por fim, a picape tem sensores de pressão dos pneus e de luminosidade, farol alto automático, conexões USB-A e USB-C, auxílio de partida em rampas e assistente de frenagem em descidas. Curiosamente, o controle de velocidade adaptativo (ACC) não será oferecido.

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