A JAC Motors segue expandindo sua gama de elétricos no mercado brasileiro, agora ocupando em uma faixa mais pesada do segmento de caminhões. A novidade se chama E-JT12,5, em alusão ao peso bruto total (PBT) de 12,5 toneladas e 8,6 ton de carga útil. Por R$ 699.900, o modelo chega para atuar acima do iEV1200T, apresentado em 2020 (leia aqui).
Visualmente, o E-JT12,5 tem muito em comum com o iEV1200T. Seu diferencial fica para a adição de um segundo eixo traseiro, o que permitiu o aumento da capacidade de carga. Seu motor entrega 235 cv e 103,5 kgfm, mediante uma caixa automática com duas velocidades. A primeira tem relação 2,77:1 e ajuda a tirar o veículo da imobilidade, com a segunda marcha entrando quando se atinge 30 km/h.
A bateria de fosfato-ferro-lítio, fornecida pela CATL, armazena até 107 kWh. Com o caminhão vazio, a autonomia é estimada em 250 km, caindo para 150 km com o modelo totalmente carregado. A reposição total leva cerca de 13 horas em um Wallbox comum, de 7 kW de potência, mas em pontos rápidos de 100 kW o tempo para recarga de 20% a 80% leva 55 minutos.
A JAC destaca que o grande diferencial do E-JT em relação a um similar a diesel está no menor custo, seja para manutenção, devido à menor complexidade, ou consumo. Com base no custo de eletricidade do estado de São Paulo (R$ 0,65 por kWh), a reposição total das baterias sai por R$ 69,55, refletindo em R$ 0,46 por quilômetro rodado. Um equivalente a diesel gasta, em média, R$ 1,78/km.
A lista de equipamentos do caminhão inclui câmera de ré, central multimídia com tela de 12 polegadas, freio de estacionamento eletrônico, visão externa em 360 graus e sensor de obstáculos traseiros. Há ainda airbag duplo, freios dianteiros a disco ventilado e com antitravamento (ABS), ar condicionado digital, auxílio de partida em rampa, banco do motorista com suspensão pneumática, controles de tração e estabilidade, entre outros.
As encomendas do caminhão já são aceitas, com entregas previstas para acontecerem entre o fim de 2022 e o início de 2023.