VW ID.Buzz ganha versão alongada


Foto de - volkswagen id-buzz 2024

A Volkswagen apresentou a variação alongada da ID.Buzz, a herdeira da Kombi, na localidade de Huntington Beach, estado americano da Califórnia. Além de uma carroceria mais comprida – identificada como LWB (long wheelbase, literalmente “entre-eixos longo”), a van elétrica ganha mais potência e bateria com maior capacidade para conquistar os consumidores da América do Norte. O desembarque em Estados Unidos e Canadá, contudo, só acontece em 2024.

Em relação ao ID.Buzz vendido na Europa (leia aqui), o destinado aos Estados Unidos tem diferenças praticamente limitadas às medidas. A novidade mede 4,887 metros de comprimento, 3,239 m de entre-eixos, 1,979 m de largura e 1,895 m de altura, enquanto o modelo já comercializado no Velho Mundo possui respectivos 4,712 m, 2,988 m, 1,985 m e 1,937 m. Estranhamente, a VW fala no alongamento de 25 cm em comprimento e entre-eixos, mas os números não batem exatamente, comparando-se as fichas técnicas.

Foto de - volkswagen id-buzz 2024

As mudança externas do ID.Buzz LWB, além da carroceria alongada, são visíveis nos indicadores de posição laranja nos faróis, como determina a legislação dos EUA, e as portas traseiras mais compridas. Elas abrigam também uma pequena janela deslizante, indisponível no modelo europeu. Por dentro, a novidade é a adição de uma terceira fileira de bancos, que permite ao nov modelo ser vendido em configurações de cinco (2+3), seis (2+2+2) e sete (+2+3+2) lugares. O porta-malas varia de tamanho a depender da ocupação dos bancos, comportando entre 306 e 1.340 litros.

Foto de - volkswagen id-buzz 2024

Mecanicamente, a versão alongada é bem diferente da “original”. Na América do Norte, a van tem à disposição duas opções de motorização. A primeira tem motor único, tração traseira, 286 cv e 56 kgfm, bem mais que os 204 cv e 31,6 kgfm oferecidos na Europa. A mais forte conta com um propulsor extra na dianteira, dispondo de tração integral e 330 cv. A Volkswagen informa que a LWB vai de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e tem máxima limitada a 158 km/h. A variação europeia cumpre a prova em 10,2 s e alcança 145 km/h.

Outra mudança mecânica importante está na bateria. O modelo norte-americano recebe o pacote de 91 kWh brutos (85 kWh úteis) do Volkswagen ID.7 Pro S (leia aqui), enquanto o europeu usa um com 82 kWh (77 kWh líquidos). A autonomia não foi divulgada, mas ela deve ficar próxima dos 417 km homologados para o ID.Buzz no Velho Continente. Afinal, o pacote precisa alimentar um sistema mais potente em um veículo mais pesado. O europeu pesa 2.480 kg e o motor dianteiro adicional, além da estrutura mais complexa e a maior capacidade de espaço/carga, devem representar um aumento significativo neste quesito.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?