Reforçando a presença do RAV4 no Brasil, a Toyota dá início às vendas da versão híbrida plug-in (PHEV) no mercado nacional. Ela não substitui o modelo atual, com sistema tradicional (HEV), oferecida por R$ 349.290 (leia aqui). Seu diferencial está principalmente na aptidão a recarregar as baterias com cabos, sendo negociada por R$ 399.990.
O sistema de propulsão do RAV4 PHEV se diferencia de maneira considerável do conjunto do HEV vendido atualmente. O lançamento une um 2.5 a gasolina de 185 cv e 22,7 kgfm a dois motores elétricos: o traseiro rende 54 cv e 12,3 kgfm, enquanto o dianteiro entrega 182 cv e 27,5 kgfm. Ao todo, o SUV dispõe de 306 cv, que o levam de zero a 100 km/h em seis segundos.
Com bateria de 18,1 kWh, o RAV4 PHEV pode percorrer até 55 km usando apenas eletricidade. Seu consumo médio, segundo a Toyota, fica em 35 km/l na cidade e 30 km/l na estrada. No HEV, as médias ficam em respectivos 14 e 12,9 km/l.
O PHEV chega ao Brasil apenas na versão XSE, que garante multimídia com tela de 10,5 polegadas, quadro de instrumentos com visor de 12,3″, ar condicionado de duas zonas, sete airbags e projetor de dados no para-brisa (HUD). Ele conta ainda com seletor de modos de condução (nas opções Normal, Sport, Eco e EV) e assistentes de condução como controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), comutador de farol alto (HBA), monitor de pontos cegos (BSA), entre outros.