Kia confirma SUV compacto no Brasil; Rio, Picanto e Optima também estão garantidos


Kia Stonic (acima) está a caminho do Brasil

Celebrando 25 anos desde seu primeiro desembarque no Brasil, a Kia Motors reforçou sua intenção de manter as operações locais, ainda que tenham surgido alguns rumores colocando em dúvida sua continuidade. Seu representante local, Grupo Gandini, reiterou o compromisso com o mercado, anunciando quatro novidades para 2018. A empresa aguarda o fim da cobrança de 30 pontos percentuais extras do IPI, previstos para importados ao se ultrapassar o volume anual de 4,8 mil unidades. Além de um SUV compacto inédito, o recém-lançado Stonic (leia aqui), a companhia garante os novos Picanto, Rio e Optima.

A chegada do quarteto ao Brasil já era esperada. Ao confirmar sua fábrica no México, a Kia revelou que a planta montaria o Cerato, o Rio e um SUV inédito. O primeiro já é importado para cá (leia aqui), o segundo já foi anunciado e só atrasou por conta do “Super IPI” (leia aqui) e o terceiro ainda será produzido no complexo mexicano. O Picanto também era aguardado, haja vista que suas duas primeiras gerações já foram oferecidas no País. A terceira linhagem (leia aqui) também está de malas prontas. Já o Optima, também renovado (leia aqui), deve recolocar a Kia para brigar com sedãs do porte do Fusion. O maior Cadenza deve ser descontinuado de vez.

Com as quatro novidades – cinco, se a Kia trouxer também o Rio Sedan -, a marca planeja dobrar suas vendas no ano que vem. Em 2017, deve fechar com cerca de 10 mil emplacamentos, bem distante de seu melhor momento, registrado em 2011 com 77 mil unidades negociadas. No entanto, a previsão para 2018 encosta em 20 mil exemplares licenciados, já considerando a atuação do quarteto.

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