Renault culpa motorista por capotagem e dispensa ESP no Sandero


O caso do Sandero Stepway que capotou durante as gravações de um comercial levantou uma polêmica: deveria o hatch ser equipado com controle de estabilidade (ESP)? Após repercurtir nas redes sociais, o acontecimento teve um culpado, segundo a Renault: o motorista. Além de atribuir a ele o problema, a montadora descartou equipar o compacto com o item de segurança, afirmando já cumprir as leis vigentes nesse sentido. Vale lembrar que o ESP só será obrigatório no Brasil a partir de 2020 (leia aqui).

O vídeo, publicado originalmente pelo Argentina AutoBlog, teve suas imagens levadas até a Renault pela revista Quatro Rodas. À publicação brasileira, a marca afirma que “o condutor dirige de maneira imprudente, o que contribui significativamente para a perda do controle do veículo”. Sobre o ESP, indicou já respeitar “a leis vigentes”, adicionando que “esta tecnologia não é exigiada pra comercailização de veículos na América Latina”.

O site da Quatro rodas lembra que o Sandero europeu teve problema parecido (veja abaixo). Ao ser avaliado pelo site espanhol Km77, o modelo vendido pela romena Dacia tirou três rodas do chão ao passar por uma prova de slalom a 72 km/h. Por lá, o compacto é equipado com o ESP.

[ Fontes: Argentina AutoBlog, Quatro Rodas, Km77 ]

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