Salão: Audi confirma chegada do SUV elétrico E-Tron ao Brasil em 2019


O Brasil definitivamente entrou na rota de fabricantes de híbridos e elétricos. E a mais recente novidade confirmada vem da Audi, que aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo para confirmar a chegada do SUV E-Tron ao País, após também garantir os novos RS4 Avant, A6, A7 e A8. Movido somente a eletricidade, o utilitário-esportivo desembarca por aqui em 2019.

Criado especificamente para ter propulsão elétrica desde seu projeto, o E-Tron segue a cartilha mais recente do segmento, que não precisa mais de carrocerias exóticas para mostrar sua propulsão ecológica. Por isso, suas linhas são bem identificadas com o restante dos veículos da Audi, embora tenham personalidade. Uma inovação interessante é a ausência dos espelhos externos: eles foram substituídos por câmeras, que reproduzem as imagens captadas em duas telas colocadas na porta, junto ao painel.

Para além de câmeras e telas, é sob a carroceria que se esconde o trunfo do E-Tron. O sistema possui dois motores elétricos, um para cada eixo, fazendo-o estrear a tração integral Quattro elétrica. O propulsor dianteiro rende 170 cv e 25,2 kgfm, enquanto o traseiro dispõe de 190 cv e 32 kgfm. Para melhorar a eficiência, a potência total só está disponível durante 60 segundos e pode acelerar o SUV de zero a 100 km/h em 6,6 s. Caso seja necessária uma força extra, o conjunto disponibiliza 408 cv (184 cv na frente, 224 cv atrás) por oito segundos, baixando o tempo para 5,7 s. A máxima é sempre limitada a 200 km/h.

Os propulsores são alimentados por um pacote de baterias de íons de lítio com capacidade de 95 kWh. Ele garante autonomia média de 400 km, segundo a homologação europeia (WLTP) e pode repor as energias, pela portinhola no para-lama dianteiro esquerdo, em pontos de até 150 kW. Para se ter uma noção da complexidade do sistema, o conjunto de células mede 2,3 metros de comprimento, 1,6 m de largura e 0,34 m de altura, pesando nada menos que 700 kg.

Fabricado em Bruxelas, na Bélgica, o E-Tron terá preços revelados quando for lançado comercialmente.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?