Salão: Hyundai confirma novos Azera e Santa Fe e reestilização do Elantra


 Hyundai Azera

O estande da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo também está repleto de novidades para o mercado brasileiro. De início, a coreana confirma três novidades, todas elas importadas. Em seu estande, aparecem a terceira geração – por aqui – do sedã Azera, a quarta linhagem do SUV Santa Fe e a reestilização de meia vida do atual Elantra. Nenhum deles, porém, teve preços divulgados.

AZERA

Apresentada no exterior em 2016 (leia aqui), a nova geração do Azera chega para retomar a presença da Hyundai no segmento de sedãs premium. O desenho tem um misto de sobriedade e esportividade, como aconteceu na segunda linhagem. As lanternas inteiriças, marcas registradas do modelo por aqui, seguem presentes.

Hyundai Azera

O habitáculo segue a mesma receita da geração passada, deixando de lado o estilo excessivamente sóbrio. O painel exibe linhas menos agressivas que o modelo anterior, mas traz soluções inovadoras, como a moldura que envolve a tela da central multimídia. Os comandos de climatização e áudio em fileiras horizontais lembram os BMW, enquanto o volante de quatro raios segue como uma de suas marcas registradas.

Para movê-lo, a Hyundai manteve um 3.0 V6 a gasolina. Da família Lambda II, esse motor entrega 261 cv (6.400 rpm) e 31 kgfm (5.300 rpm), contando com injeção direta e aspiração natural, sem auxílio de turbo ou compressor mecânico. O câmbio automático de oito marchas, que atua junto dele, é outra novidade na gama nacional da marca coreana.

Hyundai Azera

Ainda sem preços, o Azera desembarcará por aqui em versão única. A Hyundai informa que ele virá sempre com teto solar panorâmico, central multimídia com tela de oito polegadas, carregamento de smartphone por indução, nove airbags, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação e traseiros com calefação, cortinas retráteis nos vidros posteriores e chave presencial com partida por botão. Há também volante e assentos em couro, teto e colunas em camurça, ar condicionado de duas zonas, câmera de ré, controlador de velocidade adaptativo com frenagem de emergência, alerta de objetos em pontos cegos e visão externa em “quase 360 graus”.

Hyundai Santa Fe

SANTA FE

Mais recente que o Azera, o completamente revisto Santa Fe traz outra linguagem visual, mais próxima das demais criações recentes da Hyundai. O SUV exibe faróis diminutos emoldurados, na parte inferior, pela barra prateada que vem da grade. A grelha tem formato irregular, novamente alinhado aos produtos mais atuais da marca coreana. As laterais corpulentas têm linhas limpas, com poucos vincos, enquanto a traseira conta com lanternas estreitas, superfícies marcantes e uma grande saída de escape cromada.

Hyundai Santa Fe

O interior tem linhas ousadas, com um friso cromado que envolve todo o habitáculo, incluindo portas e parte superior do painel, como na primeira geração do Azera vendida por aqui. A tela da central multimídia se destaca no topo, junto do acabamento mais refinado, com boa dose de couro no revestimento. O volante de desenho moderno combina com o luminoso quadro de instrumentos.

A propulsão é feita pelo 3.5 V6, da família Lambda II, capaz de gerar 280 cv (6.300 rpm) e 34,3 kgfm (5.000 rpm). A transmissão é semelhante à do Azera: automática, com oito relações. No entanto, o SUV conta com tração nas quatro rodas.

Hyundai Santa Fe

Entre os itens de série, o Santa Fe garante rodas de 19 polegadas, espaço para sete passageiros, faróis Full LED, chave presencial com partida por botão, central multimídia com tela de 8″ e quadro de instrumentos com visor de 7″. Há também teto panorâmico, aparelho de som Infinity com subwoofer e amplificador, auxílio de partida em rampa e frenagem automática em declives. O pacote de assistências de condução tem sistema de manutenção de faixa, aviso de objetos em pontos cegos, alerta de colisão iminente e acionamento automático do farol alto.

Hyundai Elantra

ELANTRA

No caso do Elantra, as mudanças foram de meia vida, sem a revolução causada por uma troca de geração. Apesar disso, o sedã recebeu uma reforma significativa, alterando consideravelmente suas extremidades. Na frente, ele trocou os faróis sinuosos por conjuntos triangulares e grade recortada como a do Santa Fe. Atrás, as lanternas ficaram mais estreitas e a placa desceu para o para-choque, deixando espaço no porta-malas para que o nome do produto seja escrito por extenso. As rodas redesenhadas são as únicas novidades das laterais.

O interior também apresenta mudanças, ainda que mais leves. Há novos comandos para o sistema de climatização, volante redesenhado de três raios e quadro de instrumentos com visor de 4,2 polegadas. No centro do painel, o Elantra traz a central multimídia com visor de 7″ e integração Apple CarPlay e Android Auto.

Hyundai Elantra

A lista de equipamentos também tem novidades. Não fica claro se o Elantra será vendido em versão única, mas a Hyundai destaca itens como chave presencial, abertura da tampa do porta-malas por sensor, alerta de objetos em pontos cegos, teto solar e carregador de celular sem fio. O sedã oferece também bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, com regulagens elétricas para o motorista, assento posterior com calefação, ar condicionado de duas zonas, acendimento automático dos faróis, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro e de chuva, entre outros.

A reforma estética não trouxe mudanças no conjunto motriz do Elantra. O sedã segue movido pelo 2.0 16v Flex da família Nu, capaz de gerar 157/167 cv e 19,2/20,6 kgfm (gasolina/etanol). A transmissão é automática, de seis velocidades.

Hyundai Elantra

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