Land Rover encerra produção do Evoque em Itatiaia (RJ)


A chegada da segunda geração do Range Rover Evoque (leia aqui) mudou a rotina da fábrica da Land Rover em Itatiaia (RJ). A marca inglesa, naturalmente, decidiu interromper a montagem da primeira linhagem na planta fluminense (leia aqui), mas aparentemente não tem planos de voltar a produzi-lo em solo tupiniquim. Por ora, o modelo será importado da Inglaterra.

Responsável por estrear a fábrica brasileira (leia aqui), o Evoque deixará a estrutura apenas para produção do Discovery Sport. Este segue feito em Itatiaia e deve, em breve, ganhar atualização visual (leia aqui). Há poucos meses, os dois modelos nacionais receberam tecnologia bicombustível (leia aqui).

A decisão de interromper a montagem local do Evoque não é de todo uma surpresa, mas acende o alerta no complexo industrial. Erguido para atender ao regime Inovar Auto e evitar a incidência de 30 pontos percentuais extras do IPI sobre os importados, o parque industrial da Land Rover opera em ritmo fraco. Ele tem capacidade instalada para montar 24 mil unidades anuais, mas ao longo de 2018 apenas cinco mil, aproximadamente, foram feitos por lá.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?