[Foto: YicaiGlobal]
A Lifan vai voltar a produzir veículos no Uruguai. Com operações suspensas desde junho de 2018 (leia aqui), a unidade de San José retomará as atividades em 2020. A reabertura foi motivada por um acordo com sua compatriota Brilliance. Com produtos de duas marcas para montar e a perspectiva de recuperação das vendas no Brasil, a planta deve voltar a ser viável.
No evento de anúncio do projeto, as empresas apontaram que a operação, em um primeiro momento, prevê a produção anual de 10 mil veículos. Para isso, 80 dos 120 operários atualmente afastados em seguro-desemprego devem ser recontratados. Com investimentos e mais veículos em montagem, o complexo pode chegar a 50 mil exemplares por ano.
Lifan X70: sonho antigo da divisão local
Por ora, ainda não foram confirmados os modelos que serão produzidos em San José. Em um passado recente, a Lifan planejava montar o X70 para abastecer o mercado brasileiro (leia aqui), por exemplo. Já a Brilliance nunca atuou oficialmente por aqui, embora seus executivos, anteriormente, tenham estudado a possibilidade. Na China, a empresa é forte aliada da BMW.
A fábrica da Lifan em San José enfrenta dificuldades de operação desde que o real começou a perder valor frente ao dólar. A unidade ficou com atividades suspensas entre março de 2016 e maio de 2017 (leia aqui e aqui), tendo fechado de vez há um ano e meio. O SUV X60, que chegou a ter vendas relativamente significativas por aqui, era importado de lá.