BMW encerra produção do i8


A BMW divulgou a imagem da última unidade do esportivo i8 produzida na planta alemã de Leipzig. Como anunciado em março (leia aqui), a empresa acabou atrasando em dois meses o fim do elétrico, devido à pandemia do coronavírus. Ele sai de cena sem deixar um substituto, porém a marca trabalha em um modelo de características similares para lançar em 2022.

Apresentado ao mundo em 2013 (leia aqui), o i8 soma 20.500 exemplares produzidos ao longo de pouco mais de seis anos. O derradeiro da linhagem foi o cupê das fotos, pintado no tom azul Portimao. As últimas 18 unidades, ressalta a BMW, foram vendidas com um sem número de opções de customização.

A marca bávara nada fala sobre a lucratividade do i8 que era vendido a preços iniciados em US$ 150 mil lá fora. Contudo, ressalta sua importância para a capacitação de funcionários e o avanço das tecnologias de produção. “O BMW i8 é um veículo diferenciado feito por colaboradores diferenciados. A experiência ganha aqui em Leipzig confirma que a BMW tem uma experiência única na construção com materiais leves na indústria automobilística”, pontua o gerente da fábrica, Hans-Peter Kemser.

Logicamente, o líder da planta ressalta a importância do i8 em termos fabris devido ao seu chassi de alumínio com célula em CFRP, um compósito de plástico reforçado com fibra de carbono. A estrutura leve e rígida compensa o peso das baterias que ajudavam a alimentar o sistema de propulsão. O equipamento híbrido unia o 1.5 turbo a gasolina a um motor elétrico, totalizando 362 cv. Em 2017 (leia aqui), o i8 passou por uma leve reforma, quando ganhou a variação conversível e uma injeção de potência, alcançando 374 cv.

Vai-se um modelo marcante na indústria, ficam suas contribuições para o setor e sua montadora.

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