Ford apresenta elétrica F-150 Lightning


Primeira de uma série de picapes elétricas de alto volume de produção, a F-150 Lightning acaba de ser oficializada pela Ford. Tomando por base a carroceria da menor das Série F, ela recebe um sistema de propulsão completamente alimentado por eletricidade, abandonando o motor a combustão, e herda um batismo que outrora identificou uma versão esportiva (leia aqui). Ela tem visual diferenciado e um bagageiro frontal (frunk) generoso para mais cargas. Sua produção nos Estados Unidos começa no terceiro trimestre de 2022.

A base da Lightning é a mesma das demais F-150 (leia aqui). Na dianteira, porém, ela tem faróis com corte irregular junto aos para-lamas, uma grade simulada totalmente retangular e um filete luminoso superior que une os conjuntos ópticos. O principal diferencia está no capô, que não esconde mais o motor: sob ele está um bagageiro adicional, com 400 litros de capacidade – mais do que leva o porta-malas do Volkswagen T-Cross (373 litros), por exemplo. Ele tem quatro tomadas, duas portas USB, fundo falso, entre outras soluções. As laterais adicionam a portinhola para recarga junto ao para-lama dianteiro, enquanto a traseira exibe lanternas também irregular e unidas por uma faixa no topo.

O interior também segue as linhas dos outros acabamentos da picape. Contudo, a porção central do painel muda consideravelmente, adotando uma tela vertical de 15,5 polegadas para o sistema multimídia. Ali roda o Sync4A, uma nova geração do aparelho da Ford, com reconhecimento de voz, navegação com conexão por nuvem, atualizações remotas de software, entre outros. Falando nos equipamentos, a picape conta com o sistema BlueCruise, que torna a Lightning um modelo com nível 2 de automação. Ele dispõe de mais de 160 mil quilômetros de estradas mapeadas em Canadá e Estados Unidos, reconhecendo os caminhos previamente.

 

De acordo com a Ford, serão oferecidos dois conjuntos mecânicos, ambos compostos por dois motores elétricos. O mais em conta tem 426 cv e 107,1 kgfm e autonomia rondando os 370 km. O mais forte dispõe de 563 cv e os mesmos 107,1 kgfm, porém tem pacote de baterias de “autonomia estendida”, chegando a quase 480 km. Essa variação vai de zero a 96 km/h em 4,5 segundos. A capacidade de carga é pouco maior que una tonelada, com reboque chegando às cinco toneladas.

A capacidade de armazenamento das baterias não foi revelada. A Ford informa apenas a velocidade de recarga, que em pontos públicos rápidos, de 150 kW, permite repor o nível de 15% a 80% em apenas 41 minutos. Em tomadas domésticas, a recarga total leva mais de 10 horas. O equipamento, no entanto, possui um sistema de backup, que pode alimentar uma casa durante blecaute.

A Ford promete divulgar mais informações quando a F-150 Lightning estiver perto de chegar ao mercado. Por ora, fala que os preços vão de US$ 39.974 (versão para uso comercial) a US$ 90 mil nos modelos mais equipados. As variações ora confirmadas são XLT, Lariat e Platinum.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?