Jeep Renegade ganha retoque, motor 1.3 Turbo Flex e dá adeus ao 2.0 Diesel


Renegade Série S

A já aguardada reforma nacional do Renegade (leia aqui) enfim é oficializada pela Jeep. Com uma reestilização inédita em nível global – não se sabe se ela será estendida a outros continentes -, o SUV tem como principal novidade a chegada do motor 1.3 Turbo Flex, estreado pela Fiat Toro (leia aqui). Ele toma o lugar do 1.8 Flex e do 2.0 Turbodiesel e pode ser acompanhado pela tração 4×4. Por fim, há retoques internos e equipamentos inéditos. A linha 2022 do Renegade tem preços entre R$ 123.990 e R$ 163.990.

Renegade Série S

Grande novidade da linha 2022, o motor 1.3 Turbo Flex é o mesmo que move também os irmãos Compass e Commander. Ele entrega 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm, podendo ser combinado à tração 4×2 com câmbio automático de seis marchas ou ao sistema 4×4 com transmissão de nove velocidades. Com a mudança, a Jeep tenta dar fim às queixas de excesso de consumo e fraco desempenho do antigo modelo, equipado com o 1.8 16v Flex de 135/139 cv, descontinuado devido às normas do Proconve L7. De quebra, a empresa encerra a oferta do 2.0 Turbodiesel de 170 cv, que tinha apelo entre trilheiros, mas representava cerca de 10% das vendas somente e era importado da Itália, encarecendo demais o SUV.

Marcando a chegada do novo motor, a Jeep aproveitou para retocar seu modelo de entrada. A dianteira tem a moldura da grade mais estreita, com as sete aberturas avançando sobre o para-choque reestilizado, enquanto os faróis passaram a integrar os indicadores de direção aos aros das luzes diurnas (DRL), como acontece em modelos como Chevrolet Tracker e Volkswagen Nivus. Nas laterais, mudam rodas, retrovisores e o grafismo dos emblemas. Já na traseira, as lanternas com nova composição e o para-choque retocado são as novidades.

O habitáculo foi o que menos mudou, com apenas retoques leves. A alteração mais notável está no volante, que adota o mesmo padrão dos irmãos mais caros, com um retângulo agora envolvendo o nome da marca, além de botões redesenhados. Nas versões mais caras, o Renegade conta com quadro de instrumentos digital, com tela de sete polegadas. Ele também ficou mais equipado desde a versão de acesso, como veremos a seguir.

QUATRO OPÇÕES

O Renegade 2022 chega ao mercado nacional com quatro variações. A Sport 4×2 (R$ 123.990) é a mais em conta e garante seis airbags, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico e central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há também faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, reconhecimento de placas, rodas de liga leve de 17 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro, Start&Stop e três portas USB (uma do tipo C).

Acima aparece a Longitude 4×2 (R$ 138.990), que traz os itens da Sport e adiciona faróis de neblina em LED, bancos em couro, ar condicionado de duas zonas, carregador de celular sem fio e sensor de obstáculos traseiros. As rodas passam a ter 18 polegadas, a central multimídia amplia a tela para 8,4″ e o quadro de instrumentos ganha visor de 7″. Por fim, o volante recebe aletas para trocas de marcha.

Na Série S (R$ 163.990), o Renegade ganha a tração 4×4 com seletor de terrenos (modos Auto, Sport, Snow (neve) e Sand/Mud (areia/lama)), sensores de chuva e luminosidade, chave presencial com partida por botão, retrovisor interno antiofuscante e farol alto com acionamento automático. Há também airbag de joelho para o motorista, rodas aro 19″, alerta de pontos cegos, auxílio de baliza (Park Assist), frenagem automática em descidas e detector de tráfego cruzado traseiro, para saídas de vagas. Em opção, ele dispõe do inédito teto solar.

Pelo mesmo preço do Série S, o Trailhawk chega com soluções para uso mais estradeiro. Seu seletor de terrenos tem o modo Rock (pedras), a suspensão ganha reforços e eleva a distância ao solo, as rodas passam a ter 17 polegadas com pneus de uso misto e o assoalho recebe proteção contra obstáculos. Ele tem ainda acabamento diferenciado, com painel digital tendo animação própria e a cor vermelha sendo aplicada em costuras dos bancos e acabamento dos difusores de ar.

JEEP RENEGADE
1.3T Sport 4×2 – R$ 123.990
1.3T Longitude 4×2 – R$ 138.990
1.3T Série S 4×4 – R$ 163.990
1.3T Trailhawk 4×4 – R$ 163.990

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?