Nissan Frontier 2023 chega por R$ 230.190


Como prometido (leia aqui), a Nissan inicia as vendas da reestilizada Frontier no Brasil agora em abril. A picape acompanha a reforma vista na Austrália no ano passado (leia aqui), ganhando também equipamentos e novas versões na linha 2023. Agora, são seis opções à disposição, com destaque para as mais caras Platinum, que substitui a LE, e Pro-4X, com apelo mais esportivo e que ilustra esta notícia. Os preços variam de R$ 230.190 a R$ 314.590.

Como dito, a Frontier feita na Argentina, trazida ao Brasil, segue a receita utilizada na Austrália. Tal qual do outro lado do planeta, a picape hermana apresenta faróis revistos, grade mais imponente e para-choque redesenhado. As rodas foram atualizadas, enquanto as lanternas ganharam nova distribuição. A Nissan revela ainda ter dado atenção especial à caçamba, elevando a altura do compartimento em até 2,5 centímetros perto da cabine e 5 cm junto à tampa. Esta recebeu ainda dois amortecedores, facilitando a operação: a marca afirma ser possível abri-la com apenas uma mão.

O interior tem poucas mudanças, com destaque para a oferta de equipamentos. Como veremos mais adiante, com o detalhamento de conteúdo de cada versão, a Frontier passa a contar com itens como alerta de colisão frontal (PFCW) e frenagem autônoma (FEB), para evitar batidas e atropelamentos. Há também aviso de fadiga (DAA), alerta de troca de faixa (LDW) com assistente de prevenção de mudança (LDP), aviso de pontos cegos (BSW) com auxílio de frenagem (BSI), entre outros.

O motor da picape é o conhecido 2.3 a diesel, com duas variações: um turbo, de 163 cv e 43,3 kgfm; ou biturbo, 190 cv e 45,9 kgfm. Para se adequar às normas do plano Proconve L7, ele passa a contar com reservatório de Arla 32 para o redutor catalítico (SCR). Há um indicador de necessidade de reabastecimento no painel. O acesso é feito pela portinhola onde também está o bocal do tanque. O câmbio pode ser manual, de seis marchas, ou automático, com sete relações. A tração 4×4 com reduzida é de série, mas a versão Pro-4X dispõe também de bloqueio do diferencial traseiro, feito por um botão no console. A Frontier possui ainda um seletor de modos de condução com quatro programas: Standard (padrão), Sport (esportivo), Off-Road (pisos acidentados) e Tow (reboques).

SEIS VERSÕES

Na linha 2023, a Frontier ganha versões SE, Platinum e Pro-4X, embora perca os acabamentos X-Gear e LE, oferecidos até então. Curiosamente, o material de divulgação da picape traz somente a lista de itens de quatro das variações disponíveis. Para diferenciar as duas que não têm detalhes (SE e XE), recorremos à ficha técnica. Por isso, pode haver uma ou outra informação conflitante.

Versão de acesso, a S sai por R$ 230.190 e dispõe de ar condicionado com saídas posteriores, câmbio manual de seis marchas, direção hidráulica, desembaçador traseiro, controlador de velocidade com comando no volante, quadro de instrumentos com tela de sete polegadas, volante com ajuste de altura e faróis escurecidos. Há também trio elétrico, seis airbags, alarme, frenagem automática em descidas (HDC), auxílio de partida em rampas e predisposição para som com dois alto-falantes e antena no teto. As rodas são de aço e têm 17 polegadas e o interior conta com três portas USB-A, uma USB-C, três de 12 volts e uma auxiliar.

A SE aparece acima, por R$ 258.990, mas a Nissan não detalha as diferenças na lista de itens. Na ficha técnica, nota-se que esta adiciona o motor com 190 cv, o câmbio automático de sete relações e as rodas de liga leve de 17 polegadas, equipamentos que devem ser suficientes para justificar a diferença de preço entre elas, embora seja provável que mais componentes tenham sido agregados à lista.

A Attack consta na tabela por R$ 263.690 e traz os mesmos itens constantes para a XE. Além disso, a versão agrega câmera de ré, visor colorido de 7″ no quadro de instrumentos, seis porta-copos, faróis de neblina, estribos laterais, protetor do motor e para-choque na cor da carroceria. Há ainda rack, adesivos da versão nas laterais, indicadores de direção integrados aos retrovisores e sistema multimídia com tela de oito polegadas, integração Apple CarPlay e Android Auto e dois tweeters. Na lista, a XE aparece por R$ 278.990. O que se consegue diferenciar da Attack é a adição das rodas de 18 polegadas, mas certamente há mais itens.

Em seguida, a Frontier dispõe dos acabamentos mais caros, Platinum e Pro-4X, tabelados em R$ 314.590. Ambos garantem chave presencial com partida por botão, faróis em LED com acendimento automático, ar condicionado de duas zonas, banco do motorista com regulagens elétricas, sensor de chuva, retrovisor antiofuscante, para-sóis com espelho e iluminação e sensor de obstáculos traseiros.

Há ainda teto solar, maçanetas internas cromadas, aparelho de som com mais dois alto-falantes e o pacote de auxílios de condução: alerta de colisão iminente com frenagem autônoma, aviso de mudança de faixa com correção de trajetória, monitor de pontos cegos com controle para evitar batidas, comutador automático de farol alto, alerta de tráfego cruzado traseiro e visão externa em 360 graus por câmeras. As diferenças entre elas ficam para o acabamento. A Platinum tem frisos nas portas, maçanetas externas e molduras cromadas, retrovisores na cor do veículo e alças de segurança fixas no interior. A Pro-4X dispõe de revestimento interno específico, alças dobráveis, retrovisores pretos, entre outros.

NISSAN FRONTIER
2.3 S MT (163 cv) – R$ 230.190
2.3 SE (190 cv) – R$ 258.990
2.3 Attack (190 cv) – R$ 263.690
2.3 XE (190 cv) – R$ 278.990
2.3 Platinum (190 cv) – R$ 314.590
2.3 Pro-4X (190 cv) – R$ 314.590

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s