Renault Sandero chega à segunda geração partindo de R$ 29.890


Novo Sandero 2015 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Em sua nova linhagem, hatch feito no Paraná recebe aspecto mais requintado; preços se mantém na média do Sandero atual

Após sete anos de mercado, o Renault Sandero ganhou sua segunda geração. Completamente revisto, o irmão do Logan segue o visual do sedã, mudando um pouco a receita de sucesso que trazia perfis diferentes à dupla. Ele tem aspecto mais arrojado e moderno, melhor acabamento frente ao antecessor e mais equipamentos. De quebra, seu preço de entrada é menor. Ele chega com três níveis de acabamento e duas opções de motorização, com preços entre R$ 29.680 e R$ 43.390.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

Em termos estéticos, o Sandero mantém o perfil que o consagrou, com o teto alto e a frente ligeiramente inclinada. No entanto, a adoção de faróis biparábola retangulares, grade com logomarca avançando sobre o capô, para-choques volumosos e lanternas trapezoidais conferiram um ar mais moderno. Os retrovisores têm indicador de direção integrados nos acabamentos mais caros e há nova gama de cores.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem. Por dentro, o hatch segue o estilo do Logan. O painel lembra um pouco a primeira geração, mas traz estilo mais atual, adotando componentes como o ar condicionado digital do Clio europeu e o quadro de instrumentos do Fluence, com iluminação branca. O volante multifuncional é novo. Entre os pontos “contra” está o cinto central traseiro do tipo abdominal e os apoios de cabeça posteriores não serem “embutidos” nas extremidades. O porta-malas leva 320 litros, podendo chegar a 1.196 L com os bancos traseiros rebatidos.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

MECÂNICA E MOTORES

A plataforma do Sandero, segundo a Renault, foi totalmente modificada. Em relação à primeira geração, há mais de 80% de componentes novos. A suspensão também fez parte da revolução, embora tenha mantido os sistemas McPherson na dianteira e semi-independente na traseira. Ela recebeu subchassi e barra estabilizadora (versão mais cara) no equipamento frontal, enquanto as bitolas aumentaram 25 mm na frente e 35 mm atrás. A Renault fala ainda em novos apliques para reduzir a chegada de ruídos e vibrações ao habitáculo.

Novo Sandero 2015 - Espression 1.0 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Os propulsores adotados pelo Sandero não mudam em relação ao que se oferece atualmente. As versões de entrada adotam o conhecido 1.0 16v, ligeiramente repaginado como o disponibilizado no Clio. Ele entrega 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O torque é alto, com 10,2/10,5 kgfm, respectivamente, gerados a 4.250 rpm.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Acima fica o 1.6 8v, para os modelos mais equipados. Sua potência é de 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol, tendo torque de 14,5/15,5 kgfm. A transmissão é sempre manual de cinco marchas. A nova caixa automatizada de cinco relações estreará posteriormente. Já o 1.6 16v atualmente presente com o câmbio automático deve deixar de ser oferecido em definitivo.

Novo Sandero 2015 - Espression 1.0 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

VERSÕES E EQUIPAMENTOS

Em termos de equipamentos, o Sandero contará com três níveis. O de entrada é o Authentique 1.0, que traz airbag duplo, freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica (EBD), direção hidráulica, volante com ajuste de altura e rodas de 15 polegadas com calotas e pneus 185/65. Há também desembaçador traseiro, abertura interna de tanque e porta-malas, ar quente, predisposição para som (antena e fiação), indicador de troca de marcha, apoios de cabeça dianteiro fixos, entre outros.

Novo Sandero 2015 - Espression 1.0 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Acima há o Expression, com motores 1.0 ou 1.6. Além dos itens do Authentique, ele conta com vidros dianteiros e travas elétricos, alarme perimétrico, computador de bordo e sistema de som com CD/MP3 e conexões USB e Bluetooth. Há também retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, adesivo preto na coluna B, banco do motorista com regulagem de altura, iluminação no porta-malas e no porta-luvas, cromados em grade, maçanetas internas e difusores de ar, alças de segurança no teto, encostos de cabeça frontais com regulagem, entre outros.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem. Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.O topo-de-linha é o Dynamique 1.6. Os equipamentos são os mesmos do Expression, acrescentando rodas de liga leve de 15 polegadas, repetidores laterais integrados aos retrovisores elétricos, volante em couro e faróis de neblina. Ele conta ainda com banco traseiro rebatível, piloto automático (controlador de velocidade) e vidros elétricos traseiros. Neste caso, ar condicionado automático e sistema multimídia MediaNAV são opcionais. Segundo a Renault, este último está presente em 75% dos Logan vendidos.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

Com garantia de três anos ou 100 mil km, o Sandero tem revisões a cada 10 mil km ou um ano.

RENAULT SANDERO 2015
Authentique 1.0 – R$ 29.890
Expression 1.0 – R$ 34.990
Expression 1.6 – R$ 38.590
Dynamique 1.6 – R$ 42.390

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?