A Volkswagen oficializou a vinda da sétima geração do Golf ao Brasil, terceira linhagem do modelo a ser comercializada oficialmente em solo tupiniquim. Como já revelado pelo site exclusivo do hatch, ele virá nas versões Highline e GTI, com dois motores turbo a gasolina. A novidade é a série de tecnologias que ele estreia pela marca no País ao desembarcar, em setembro. Os preços, no entanto, só serão confirmados no início das vendas.
Em termos de mecânica e estética, o Golf VII já é nosso conhecido. As linhas foram apresentadas ao mundo no final do ano passado, mesclando características tradicionais do modelo, como a coluna C larga, a soluções mais recentes, a exemplo das fileiras de LED. A plataforma é a modular MQB, que servirá de base para mais de 60 modelos do Grupo Volkswagen nos próximos anos.
Sob o capô, os brasileiros terão duas opções. No acabamento Highline, mais acessível, virá o 1.4 TSI, com 140 cv, acompanhado das transmissões manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem (DSG) e sete relações. Para o esportivo GTI, virá o 2.0 TSI de 220 cv, com a caixa DSG de seis velocidades. Os dois propulsores têm turbo e injeção direta e consomem apenas gasolina.
Todos terão sete airbags (frontais, laterais, tipo cortina e para o joelho do condutor), controle de estabilidade (ESC), sistema de som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, freio de estacionamento com acionamento elétrico, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS) e monitoramento de pressão dos pneus. O desligamento automático do motor (Start&Stop) também é item de fábrica, ajudando a reduzir o consumo de combustível. Nos modelos mais caros, há aparelho multimídia com tela de 8″ e reprodutor de DVD. O GTI conta ainda com rodas aro 17″ exclusivas, duas ponteiras de escape (uma em cada extremidade) e detalhes como LED em faróis e lanternas e friso vermelho na grade.
Entre as tecnologias opcionais, há o assistente dinâmico de iluminação (DLA), que identifica a existência de um veículo adiante e ajusta automaticamente o facho para evitar ofuscamento. O controle de velocidade adaptativo (ACC) já aparece me modelos como o sedã CC. Ele atua como o piloto automático, com a diferença de manter a distância do automóvel que segue à frente, freando e acelerando sem intervenção do motorista. Caso detecte uma colisão iminente, o sistema Pro Active prepara o veículo para garantir a segurança dos passageiros, tensionando os cintos, fechando vidros e teto solar e deixando em espera as bolsas infláveis para acionamento.