Fiat oficializa nova geração da Strada


Depois de 22 anos de muitas reformas, a Strada finalmente chega à segunda geração – o que, ao menos por ora, não significa o fim da picape original. A Fiat divulgou as primeiras informações e imagens relativas à reformulação de sua líder de vendas, revelando versões, equipamentos e fichas técnicas. Faltaram apenas os preços, que devem ficar na faixa de R$ 65 mil a R$ 85 mil.

Como se pode notar pelas fotos, a Strada ficou uma “mini Toro”, embora sua base mescle componentes de Mobi e Fiorino. A dianteira tem faróis que lembram o subcompacto e é marcada, também, pelo logotipo sem fundo vermelho ou bordas que ainda não havia sido utilizado na grade dos Fiat. As laterais têm janelas com os mesmos cortes das do hatch, mas folhas externas específicas, e conferem corpulência à picape. Atrás, as lanternas se inspiram fortemente na irmã maior, mas sua caçamba não abandona o sistema de abertura tradicional, com a tampa para baixo. Segundo a marca, esta ficou 60% mais leve para abrir ou fechar, graças ao sistema de amortecimento projetado.

Por dentro, a proximidade com o Mobi é ainda mais perceptível. O painel adota linhas específicas em áreas como os difusores centrais, porém volante, quadro de instrumentos e demais proporções são comuns ao hatch. A estrutura dos bancos dianteiros é diferente, com apoios de cabeça reguláveis – ao menos no modelo com cabine dupla.

MECÂNICA

Como dito, a estrutura da nova Strada é uma mescla entre partes do Mobi, que se originou no Uno, e do Fiorino, também derivado do hatch, porém com suspensão emprestada pela geração passada da picape. Nessa linhagem, mantiveram-se os arranjos da antecessora, com McPherson na frente e eixo rígido com molas semi-elípticas atrás. O modelo com cabine simples (versão Endurance) mede 4,474 metros de comprimento, 1,608 m de altura e leva 1.354 litros na caçamba (capacidade de 720 kg), enquanto a dupla (Volcano) possui 4,480 m de ponta a ponta, 1,595 m do chão ao solo e transporta 844 litros (650 kg). Ambas têm os mesmos entre-eixos (2,737 m), larguras (1,732 m) e distâncias do solo (230 milímetros).

Como esperado, a segunda geração da Strada tem dois motores à disposição. Para a versão mais simples, será usado o velho e conhecido 1.4 8v Fire, capaz de gerar 85/88 cv (5.750 rpm) e 12,4/12,5 kgfm de torque (3.500 rpm). As mais caras contam com o 1.3 8v Firefly de 101/109 cv (6.250 rpm) e 13,7/14,2 kgfm (3.500 rpm). Por ora, a picape dispõe somente do câmbio manual de cinco marchas.

VERSÕES

A Fiat previa lançar a segunda geração da Strada já nesse mês, mas a pandemia do novo coronavírus fez a marca atrasar os planos. Com isso, ela só terá as vendas iniciadas oficialmente no segundo semestre, quando os preços serão revelados. Porém, a marca revelou os conteúdos das três variações: Endurance, Freedom e Volcano, esta última disponível apenas com cabine dupla.

A Endurance é a única a usar o veterano 1.4 Fire, tendo cabines simples ou dupla. De série, há controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, auxílio de partida em rampas, computador de bordo, luzes diurnas (DRL) e caçamba iluminada. Há também direção hidráulica, regulagem de altura do volante, predisposição para som, porta-escada, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e para-choques sem pintura.

Acima, aparece a Freedom, já com o 1.3 Firefly e as duas opções de carroceria. Ela acrescenta vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, pintura em para-choques, maçanetas e retrovisores, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de pressão dos pneus e alça superior para o passageiro. O rádio traz porta USB frontal, o computador de bordo recebe visor de 3,5″ e a direção passa a ter assistência elétrica.

Já a top Volcano, com o 1.3 e somente cabine dupla, adiciona bancos revestidos parcialmente em couro, duas portas USB, câmera de ré e sensor de obstáculos traseiros. Ela conta também com faróis em LED, vidros posteriores elétricos, volante em couro, pneus de uso misto, capota marítima, santantônio e rack. Um dos destaques é a central multimídia com visor de 7″ e integração Apple CarPlay e Android Auto mesmo sem fio.

FIAT STRADA 2021
Endurance 1.4 CS – R$ 65.000 (estimado)
Endurance 1.4 CD – R$ 70.000 (estimado)
Freedom 1.3 CS – R$ 75.000 (estimado)
Freedom 1.3 CD – R$ 80.000 (estimado)
Volcano 1.3 CD – R$ 85.000 (estimado)

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