Peugeot 408 renasce como crossover


A Peugeot tem um novo modelo para o mercado europeu. Trata-se do 408, batismo que identificava um sedã médio por aqui (leia aqui), mas que nunca ganhou o contorno de sucessor de 407 que era esperado na Europa (leia aqui). Agora, a nomenclatura chega para representar um novo crossover da marca francesa, que toma por base o Citroën C5 X (leia aqui). A novidade chega às lojas no início de 2023.

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Novo-Peugeot-408-5.jpg

Apesar de terem diferenças estéticas significativas, 408 e C5 X são bastante próximos. O Peugeot, claro, adequa-se à identidade de sua marca, adotando faróis irregulares, luzes diurnas “verticais” e lanternas mais estreitas, entre outros elementos. Ambos são feitos sobre a plataforma modular EMP2, mas o 408 possui medidas diferentes, para reduzir o risco de canibalização: tem 4,687 metros de comprimento (-11,8 centímetros), 1,848 m de largura (+3,3 cm), 1,478 m de altura (-0,7 cm) e 2,787 m de entre-eixos (+0,2 cm). A altura livre do solo é de 18,8 cm (-0,6 cm).

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Novo-Peugeot-408-31.jpg

Para movê-lo, a Peugeot escalou três opções de motorização. A única que não tem eletrificação é a de acesso, movida pelo 1.2 Turbo (PureTech) a gasolina de 131 cv e 23,4 kgfm. Sua tração é dianteira, com a energia sendo modulada pela transmissão automática de oito marchas. Curiosamente, ela tem porta-malas maior, de 536 litros.

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Novo-Peugeot-408-22.jpg

As demais opções são híbridas, fazendo o bagageiro cair para 471 l, provavelmente devido à posição das baterias. Para ambas, o motor elétrico traz 110 cv, alimentado por bateria de 12,4 kWh que garante cerca de 55 km de rodagem sem combustível fóssil, segundo a Peugeot. O propulsor a combustão é o conhecido 1.6 THP, que entrega 150 cv na primeira e 180 cv na segunda, variando a geração total de potência entre 181 e 224 cv, respectivamente. Em 2023, haverá um modelo puramente elétrico, chamado e-408.

O 408 será produzido em Mulhouse, França, para abastecer a Europa, e em Chengdu, na China, de onde será distribuído para a Ásia.

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Novo-Peugeot-408-19.jpghttps://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Novo-Peugeot-408-33.jpg

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s