Apresentado aos europeus há um ano (leia aqui), o AMG GT Black Series enfim desembarca oficialmente no Brasil. No entanto, a confirmação de sua chegada vem acompanhada de uma má notícia para eventuais interessados: o único lote trazido já se esgotou. A Mercedes não informa quantas unidades foram importadas, tampouco os preços praticados, mas certamente seus clientes mais fiéis tiveram a oportunidade de levar um exemplar para casa.
Resgatando o batismo Black Series, utilizado em versões mais extremas de modelos como SLK, SL, CL e SLS, a nova variação aposta em uma receita já consagrada para fazer sucesso: mais potência disponível, com menos peso para carregar. Seguindo o primeiro caminho, o motor 4.0 V8 Biturbo passou a gerar 730 cv e 81,8 kgfm, com ganhos de 145 cv e 10,2 kgfm sobre o propulsor usado na versão R do AMG GT. A caixa de dupla embreagem com sete marchas foi reforçada para suportar a energia extra. Agora, o cupê vai de zero a 100 km/h em 3,2 segundos (-0,4 s), com máxima de 325 km/h (+7 km/h).
No outro caminho, adotou-se uma dieta extremista, com adoção de fibra de carbono até na carcaça do câmbio e remoção de isolamentos acústicos e outros itens considerados “dispensáveis”. O Black Series tem ainda suspensão retrabalhada, aerofólio traseiro com duas asas – a superior móvel – e vários apetrechos aerodinâmicos, como difusor redimensionado e canards.