A Opel entrou de vez no mercado de modelos urbanos na Europa, que são enquadrados como quadriciclos e podem ser guiados por adolescentes. Seu representante nesse segmento é Rocks-E, um elétrico baseado no Citroën Ami, comercializado por lá desde o início de 2020 (leia aqui). O rival mais notório da dupla é o Renault Twizy, disponível no Velho Continente há uma década (leia aqui).
Como se pode notar, o Rocks-E é praticamente um Ami com logos trocados, ainda que tenha algumas mudanças em elementos estéticos, como na combinação de cores e na cobertura aplicada ao “airbump” da Citroën. O interior minimalista tem o mesmo perfil, alterando apenas o miolo do volante. A proposta é de ser um veículo versátil, fácil de ser compartilhado, e com baixo custo: as janelas são corrediças, os puxadores são de tecido e a central multimídia é o smartphone de um dos passageiros. Ele tem 2,41 metros de comprimento, 1,39 m de largura (sem retrovisores) e diâmetro de giro de 7,20 m.
A propulsão, claro, fica a cargo de um motor elétrico, capaz de gerar apenas 8 cv. Alimentado por uma bateria de 5,5 kWh, o compacto de apenas 471 kg chega aos 45 km/h, percorrendo até 75 km por recarga. Tais características o enquadram na categoria AM da Alemanha, o que permite a adolescentes com 15 anos de idade ou mais possam dirigi-lo – desde que, claro, obtenham a licença específica, concedida apenas para pessoas com boas notas escolares.
As venda começam ainda esse ano na Alemanha, estendendo-se a outras localidades posteriormente.