ID Neo (acima) será o primeiro elétrico da “nova VW”
O Grupo Volkswagen anunciou seus planos para veículos elétricos em médio e longo prazos durante a conferência anual de mídia da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha. O CEO Herbert Diess confirmou que, durante a próxima década, a gigante germânica lançará nada menos que 70 modelos movidos a eletricidade, em diferentes categorias e nas várias marcas sob seu guarda-chuva. A expectativa é que, nesse período, a companhia chegue à marca de 22 milhões de carros eletrificados negociados em todo o mundo.
ID Buzz está também nos planos
Com a promessa, a Volkswagen deverá ter uma enxurrada de novidades a partir de 2021, quando a linha ID começa a ganhar corpo no mercado. Na marca principal, sabe-se que a plataforma MEB servirá de base para pelo menos quatro veículos de produção: o hatch Neo, a van Buzz, o crossover Crozz e o sedã Vizzion, todos com nomes provisórios. As irmãs Skoda e Seat também terão novidades, baseadas nos respectivos conceitos Vision iV e El-Born.
Seat faz leitura do ID com o conceito El-Born
O CEO também garante que o grupo trabalha para reduzir o impacto das emissões de seus veículos, alinhando a oferta de produtos aos objetivos do Acordo de Paris. “A Volkswagen está assumindo sua responsabilidade com relação às tendências do futuro, especialmente em relação à proteção climática”, explicou. Nas projeções da marca, sua média de emissões, comparando com a de 2015, decairá em 30% até 2025 e em 40% até 2030.
Skoda Vision iV remete ao VW ID Crozz
Ainda que preveja maior esforço ao diminuir seu impacto ambiental, a VW não esquece a palavra de ordem sempre em voga na indústria automotiva: custo. Segundo o executivo, o processo fabril de um carro elétrico exige 30% menos esforço que o de um similar com propulsor a combustão interna. “Isso significa que precisaremos fazer corte de empregos”, apontou, indicando que um número significativo de demissões será realizado.