O Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma série de simulações de impacto com veículos comercializados na América Latina. Dos três modelos avaliados, dois alcançaram nota máxima: os Volkswagen Jetta e Tiguan, ambos feitos no México e também disponibilizados no Brasil. O terceiro testado foi o indiano Ford Figo, irmão do Ka, que não obteve quatro estrelas.
No Tiguan, o Latin NCAP elogiou a estabilidade da estrutura, além da oferta de série de seis airbags, controles de tração e estabilidade e frenagem autônoma de emergência (AEB), o que lhe rendeu um dos dois “prêmios” Advanced Awards da entidade. O outro foi conquistado pela proteção conferida aos pedestres em casos de atropelamentos. O SUV obteve 31,94 de 34 pontos na segurança de adultos e 44 de 49 na infantil.
Para o Jetta, o resultado foi bastante parecido, também com a garantia dos dois prêmios. Na simulação de impacto lateral, a porta dianteira se abriu, o que tirou um ponto da nota final. Porém, o sedã ainda assim conseguiu as cinco estrelas: foram 30,96 pontos na segurança de adultos e 44,98 na de crianças.
Sem relevância para o mercado brasileiro, o Figo também foi avaliado pela entidade. O sedã indiano conquistou quatro estrelas nos dois quesitos, graças também à oferta de quatro airbags de série. Todavia, o Latin NCAP considerou a estrutura instável e reforçou a necessidade de equipamentos “simples”, como os pré-tensionadores de cintos, que não são usados pelo modelo asiático.