Latin NCAP: Fiat Strada conquista apenas uma estrela em teste de segurança


O Latin NCAP divulgou o resultado dos testes de segurança realizados com a última geração da Fiat Strada, também vendida como Ram 700 em alguns mercados da América Latina. A picape recebeu apenas uma estrela de nota, tanto nos ensaios da variação com cabine simples quanto na carroceria de cabine dupla. A entidade apontou críticas quanto à estrutura, à oferta de equipamentos e também sobre a atuação dos airbags laterais.

Em nota, o Latin NCAP indica que a nota de apenas uma estrela foi obtida devido aos percentuais alcançados pela Strada nos quatro quesitos avaliados. A proteção para adultos ficou em 47,47%, enquanto a infantil atingiu 22,08% e a de pedestres ficou em 40,23% Já a oferta de sistemas de assistência à segurança obteve 41,86%.

No relatório oficial, a entidade indica que a simulação de impacto frontal mostrou que a Strada tem estrutura instável. Na batida lateral contra poste, a picape apresentou “acionamento incorreto e tamanho reduzido” dos airbags laterais, resultando em “medições deficientes de proteção da cabeça e do tórax”. Nestes casos, afirma o Latin NCAP, há “alta probabilidade” de ferimentos com risco de vida. O órgão revela ainda que a simulação contra “chicotada cervical”, que acontece em colisões traseiras, apontou boa proteção nos bancos da variação de cabine dupla, mas o modelo de cabine simples não repetiu o mesmo resultado. “Os assentos têm diferenças consideráveis que surpreenderam o Latin NCAP, pois se espera que ambos tenham um desempenho igualmente bom neste teste”, aponta o relatório.

A segurança infantil foi considerada boa em termos gerais, mas pontos foram perdidos por não haver possibilidade de se desligar o airbag do carona, por exemplo, além da falta de ancoragens e sinalizações “i-Size” – cadeirinhas infantis (SRI) adequadas a qualquer tipo de veículo. A proteção para pedestres teve fraca atuação em atropelamentos na parte superior da perna do transeunte. Já a nota de assistências foi rebaixada pela ausência de itens como frenagem de emergência (AEB), detector de pontos cegos (BSD) e também o aviso do cinto desatado do carona, inexistente na variação de cabine simples. 

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