A virada de ano marcou o fim de duas lendas da indústria automobilística norte-americana: Dodge Challenger (leia aqui) e Chevrolet Camaro (leia aqui). Os dois esportivos já tiveram as mortes previamente confirmadas por suas fabricantes, sem haver substitutos diretos. Em reflexo, a dupla acabou perdendo demanda, ficando atrás do Ford Mustang, que ganhou nova geração recentemente (leia aqui), em movimento totalmente contrário ao das rivais.
A morte iminente dos rivais e a reformulação foram cruciais para que o Mustang liderasse o segmento. Em 2023, o cupê somou 48.605 vendas, 2,2% a mais que em 2022. Mais demandado no ano anterior (leia aqui), o Challenger emplacou 44.960 unidades, com baixa de 18%. Terceiro colocado, o Camaro conquistou 31.028 compradores, com alta surpreendente de 25,9%.
Por ora, o Mustang atuará sozinho entre os muscle cars nos EUA. No futuro, a Dodge promete produzir um esportivo eletrificado, mas sua chegada ao mercado ainda não tem data prevista. Já o Camaro, segundo se especula na América do Norte, deve ressurgir com carrocerias sedã e crossover.